Primeiro teste da tecnologia 4G será na Rio+20; velocidade dez vezes maior que 3G - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 25/04/2024
 
14/06/2012 - 15h22m

Primeiro teste da tecnologia 4G será na Rio+20; velocidade dez vezes maior que 3G

Folhapress/Julia Borba 

BRASÍLIA, DF (Folhapress) - O primeiro teste para a tecnologia 4G será feito já durante o evento Rio+20.

Hoje o Ministério das Comunicações anunciou que fez uma parceria com a Vivo para colocar o sistema em funcionamento, ainda como um primeiro teste, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável.

A negociação foi divulgada apenas um dia após o término do leilão 4G.

De acordo com a companhia, a velocidade de conexão da internet no local do evento deve ser 10 vezes mais rápida que a conseguida pelos atuais modems 3G.

Apesar do sistema estar pronto para operar na Rio+20, apenas os membros das delegações estrangeiras farão uso da novidade.

De acordo com a Vivo, serão disponibilizados 400 modems, justamente para esses participantes da conferência. Os aparelhos serão distribuídos na próxima segunda-feira.

ANTENAS

De acordo com a empresa, o sinal será emitido dos laboratórios da operadora, na Barra da Tijuca, e conta com a instalação de 30 novas antenas na cidade, que só poderão funcionar temporariamente por decisão da prefeitura do Rio.

O problema das legislações estaduais e municipais, que impedem a colocação desse tipo de equipamento, continua sendo um entrave para as operadoras.

"Para o funcionamento permanente, precisaremos também de decisões definitivas", disse Antonio Carlos Valente, presidente da Vivo, ao se referir as mais de 200 leis locais, em todo país, que restringem a colocação de antenas.

O ministro Paulo Bernardo destacou que um projeto de lei está sendo elaborado para dar uma solução ao impasse.

"Nosso objetivo é antecipar ainda mais nossas previsões e terminar o texto ainda em julho, para submeter ao Congresso", afirmou.

LEILÃO

Sobre o leilão da tecnologia 4G, Paulo Bernardo disse ter ficado "contente" com o resultado e ressaltou que não houve grandes surpresas quanto a arrecadação.

"Demos um paço fundamental para implantar tecnologia no Brasil. Havia dúvidas se leilão seria bem sucedido, se o momento era bom e nós apostamos e acertamos", disse.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro