Princípio de confusão na caminhada de professores grevistas da rede estadual - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/04/2024
 
22/05/2015 - 18h05m

Princípio de confusão na caminhada de professores grevistas da rede estadual

Agência Brasil/Camila Maciel  

São Paulo - A caminhada dos professores da rede estadual de educação, em greve há mais de dois meses, teve um princípio de confusão por volta das 17h desta sexta - feira (22). Eles andavam na Rua da Consolação, no sentido centro, quando um grupo de aproximadamente 20 pessoas ocuparam o sentido oposto da via. Policiais que acompanham o ato tentaram negociar a liberação da faixa sentido bairro, mas não houve acordo. O tumulto ocorreu com a chegada da Tropa de Choque da Polícia Militar (PM), pois os manifestantes que caminhavam no sentido centro saíram em apoio ao grupo menor.

Os professores cantaram para os policiais: “Ô, seu polícia, sem violência. Dou aula para o seu filho com toda a paciência”. Garrafas de água foram arremessadas em direção à tropa, que recuou para evitar o uso da força. Em seguida, a via foi liberada. O protesto seguiu pacificamente em direção à Praça da República, onde fica a sede da Secretaria Estadual de Educação. O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo estima que 20 mil pessoas participam do ato. A PM contabilizou 3 mil pessoas.

No início da tarde, os professores decidiram pela continuidade da greve em mais uma assembleia no vão-livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista. Eles reivindicam reajuste salarial de 75,33%. Uma nova assembleia está marcada para o dia 29, quando a categoria irá se unir à greve geral convocadas por centrais sindicais contra o Projeto de Lei 4.330, que libera as terceirizações. Na última quarta-feira (20), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu descontar os dias parados dos professores em greve. O sindicato disse que vai recorrer.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro