A greve dos funcionários dos bancos iniciada no último dia 6, tem afetado consumidores que precisam realizar transações bancárias. Diante disso, a Fundação Procon-SP dá dicas sobre o que fazer durante a paralisação. Confira:
- Embora a greve não afaste a obrigação do consumidor de pagar faturas, boletos bancários ou qualquer outra cobrança, a obrigação da empresa credora é oferecer outras formas e locais para que os pagamentos sejam efetuados;
- Algumas redes de supermercados têm caixas específicos para o pagamento de faturas de água, luz, gás e telefone;
- Fique atento aos prazos de vencimento das contas e entre em contato com a empresa para solicitar opções de formas e locais para pagamento, como internet, sede da empresa, casas lotéricas, código de barras para pagamento nos caixas eletrônicos, dentre outros;
- O consumidor deve documentar esse pedido (enviar e-mail ou anotar o número de protocolo de atendimento, por exemplo), para que, caso o fornecedor não disponibilize opções para quitar o débito, possa reclamar junto a um órgão de defesa do consumidor.
* Com informações Governo do Estado de São Paulo