Procon instala em Ouro Verde sua primeira unidade fora do centro - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
26/07/2013 - 09h58m

Procon instala em Ouro Verde sua primeira unidade fora do centro

Agência Hoje 

Campinas (Agência Hoje) - Os moradores da região próxima ao Terminal Ouro Verde podem contar, a partir desta sexta-feira, 26, com a primeira unidade descentralizada do Procon Campinas. A nova estrutura vai funcionar no Horto Shopping e tem capacidade para atender cerca de 200 mil pessoas que moram e trabalham nas proximidades.

Durante a solenidade de inauguração, também foram entregues duas unidades móveis do órgão, que vão atuar em dez pontos da cidade, prestando os mesmos serviços que a sede. A iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso da população aos serviços de defesa do consumidor. O posto do Horto Shopping já está funcionando.

“A ideia é que a população da região possa, perto de casa, registrar sua reclamação ou obter orientações sobre relações de consumo, sem precisar se deslocar até o centro da cidade”, disse a diretora do Procon Campinas, Lúcia Helena Magalhães. A inauguração faz parte dos eventos de comemoração ao mês de aniversário da cidade.

Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Jonas Donizette destacou as vantagens da unidade. “A população vai economizar o tempo de se deslocar até o centro e o Procon vai melhorar o atendimento, porque acaba com o acúmulo de serviços em um só local", disse Jonas.

O secretário de Assuntos Juridicos, Mário Orlando Galvez de Carvalho, também citou as vantagens da descentalização. “A Prefeitura esta disseminando a prestação de serviços de orientação que o Procon faz para a sociedade", comentou.

A mudança de perfil do órgão também foi elogiada pelo prefeito. “O Procon passou a ter, nos últimos meses, uma atuação de proatividade", falou Jonas. Isso porque o órgão passou a fazer uma rodada de conciliação entre consumidor e fornecedor, solucionando os problemas de uma forma que satisfaça o consumidor e que não gere punição para a empresa reclamada. A diretora informou que 89% das reclamações são resolvidas de forma amigável.

O posto descentralizado do Procon no Ouro Verde terá quatro posições de atendimento e vai oferecer os mesmos serviços disponíveis no Procon do Centro, como orientações gerais, abertura de reclamações e denúncias e conciliação.

Com as unidades descentralizadas e os postos móveis, a expectativa do Procon é um aumento da demanda dos consumidores. “Com a facilidade de ter uma unidade perto de casa as pessoas vão acabar nos procurando mais para fazer suas reclamações e não necessariamente migrem da sede no centro pra os bairros", prevê a diretora.

O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na Rua Rua Armando Frederico Renganeschi, 61, Jardim Cristina (ao lado do terminal de ônibus Ouro Verde). A instalação deste posto fixo descentralizado é uma parceria com a Ceasa Campinas, que é a administradora do Hortoshopping.

Unidades Móveis

O Procon também inaugurou nesta quinta-feira, 25, duas unidades móveis. Elas começam a funcionar na sexta-feira, dia 26 de julho, sempre das 9h às 16h. São dois veículos tipo van que percorrem a cidade e a cada dia da semana ficam estacionados em uma determinada região para facilitar o atendimento da população.

São dez pontos fixos da cidade. Segundo Lúcia, com as unidades moveis, a população deveverá criar uma rotina. "As pessoas de determinada região vão saber que o Procon vai atender em determinado dia da semana e poderão procurar o órgão naquele dia da semana. Cada unidade móvel terá dois atendentes para serviços de orientação e tira-dúvidas e registro de reclamações.

Os locais das vans são os seguintes:

Segunda-feira: Supermercado Paulistão Vl. Padre Anchieta e Subprefeitura de Barão Geraldo

Terça-feira: Supermercado Extra Abolição e Coordenadoria Regional de Assistência Social Campo Belo 2

Quarta-feira: Supermercado Paulistão Amoreiras e Parque Taquaral

Quinta-feira: Supermercado Carrefour Dom Pedro e Supermercado Enxuto

Sexta-feira: Administração Regional 13 no Campo Grande e Shopping das Bandeiras

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro