Professores de São Paulo fazem assembleia no MASP e decidem continuar em greve - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 23/04/2024
 
08/05/2015 - 18h50m

Professores de São Paulo fazem assembleia no MASP e decidem continuar em greve

Agência Brasil/Elaine Patricia Cruz - Repórter da Agência Brasil 

São Paulo - Em assembléia feita no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), os professores da rede pública estadual de São Paulo decidiram manter a greve, que, no próximo dia 13, completa dois meses. A principal reivindicação é salarial: eles pedem aumento de 75,33%. Uma nova assembleia da categoria está marcada para a próxima sexta-feira (15) também no vão livre do Masp.

Segundo a presidenta do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo, Maria Izabel Azevedo Noronha, a greve continua porque a categoria considera inadmissível a posição do secretário estadual da Educação, Herman Voorwald, “de não oferecer nada”.

Maria Izabel comentou ainda sobre a liminar concedida quinta - feira (7) pela juiza Celina Kiyomi Toyoshima, da 4ª Vara da Fazenda Pública, que proíbe que o governo desconte os salários dos grevistas enquanto a greve não for julgada legal ou ilegal. O governo paulista estava descontando o ponto dos professores parados. “A nossa greve ainda não foi julgada, portanto não tem como descontar alguma coisa”, disse.

Quinta - feira (7) ocorreu uma audiência de conciliação no Tribunal de Justiça de São Paulo entre os professores e a Secretaria de Estado da Educação, que terminou sem acordo. Com isso, o dissídio coletivo de greve segue agora para sorteio de relator e julgamento.

Em entrevista a jornalistas quinta - feira, o secretário de Educação disse que não há qualquer possibilidade do governo oferecer aumento aos professores neste momento. “A secretaria não apresentará qualquer proposta se não tivermos absolutamente claro o comportamento da arrecadação do estado. É público que o país passa por um processo de queda de arrecadação e qualquer que seja a sinalização de uma política salarial tem que ser feita com muita responsabilidade”, disse.

Por volta das 15h40 de sexta - feira (8), quando a assembleia estava começando, a Polícia Militar estimou a presença de mil professores no vão livre do Masp. Neste momento, os professores seguem em caminhada pela Avenida Paulista com destino à Marginal Tietê.

Uma nova reunião entre governo e professores está agendada para o dia 13 de maio, a partir das 9h, mas sem a intermediação do tribunal.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro