Programa Brasilianas.org discute implicações geopolíticas da Lava Jato - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 28/03/2024
 
10/11/2015 - 13h27m

Programa Brasilianas.org discute implicações geopolíticas da Lava Jato

Agência Brasil/Camila Maciel  
Reprodução
Programa Brasilianas.org falou sobre as implicações geopolíticas da Operação Lava Jato
Programa Brasilianas.org falou sobre as implicações geopolíticas da Operação Lava Jato

São Paulo - O programa Brasilianas.org discutiu as implicações geopolíticas da Operação Lava Jato, que apura esquema de corrupção na Petrobras. Ao abordar o tema, os entrevistados comentaram os vazamentos de informações para a imprensa que, conforme o apresentador Luís Nassif, “pendem a balança” das investigações para um lado.

Participaram da edição dessa segunda-feira (9) o consultor de empresas americanas no Brasil, André Araújo, o advogado especialista em processo penal, Luiz Guilherme Decaro, e o presidente da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal, Marcos Leôncio Ribeiro.

Luiz Decaro disse que esses vazamentos preocupam, pois podem influenciar decisões do Judiciário. “A mídia publica essas notícias e o acusado já foi praticamente condenado pela opinião pública. De forma que, quando os magistrados, mesmo nos tribunais, vão julgar habeas corpus e quaisquer outros recursos que forem interpostos, já se sentem pressionados e, de certa forma, desconfortáveis de conceder a ordem para manter alguém solto”.

Para o delegado da Polícia Federal Marcos Ribeiro, deve ser diferenciado o vazamento de informações e a seletividade da divulgação. “Nós temos uma imprensa livre e, às vezes, ela, no exercício da liberdade de divulgação, faz a seleção do que deseja divulgar”. Ele afirmou que não foi detectado nenhum vazamento no âmbito da Polícia Federal na Lava Jato.

Ribeiro disse ainda que a publicidade dos processos, deixando-os disponíveis a todas as partes envolvidas e até mesmo à imprensa, facilita a seleção de conteúdos para divulgação. “Eu prefiro entender que há informação seletiva desse ou daquele veículo, conforme a sua pauta editorial. Não há, por parte da Polícia Federal, e não conheço também dentro do processo da Lava jato, qualquer comprovação de vazamento ilegal, porque, se assim for, ele será com certeza devidamente punido e apurado”, acrescentou.

Para o delegado, a apuração dos casos de corrupção no Brasil deve fortalecer a imagem do país internacionalmente, inclusive no mundo empresarial.

O consultor André Araújo discorda dessa posição. “Acho que escrachar os males do país não melhora o Brasil lá fora. O país tem uma imagem e ela tem um valor enorme. O Brasil tem corrupção muito menor do que a América Hispânica”, lembrou.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro