Programa Cidade Linda inicia revitalização da Praça da República - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 25/04/2024
 
13/02/2017 - 10h54m

Programa Cidade Linda inicia revitalização da Praça da República

Agência Apoio 
Secom/Luiz Guadanoli
Público apoia revitalização da Praça da República, no centro de São Paulo, iniciada no sábado, 11
Público apoia revitalização da Praça da República, no centro de São Paulo, iniciada no sábado, 11

São Paulo - Em sua sétima ação, o Programa SP Cidade Linda iniciou a revitalização da Praça da República, na região central de São Paulo. A Prefeitura anunciou que a partir de agora, o ponto turístico terá zeladoria intensificada, serviço que incluirá limpeza de monumentos e paisagismo.

A ação foi iniciada no sábado, 11, e também beneficiará as avenidas São Luís e Ipiranga.

“O objetivo é melhorar a qualidade da cidade, promover limpeza, convidar a população a fazer o mesmo: limpar a frente da sua casa, do seu espaço, do seu escritório, contribuir com a sua família para melhorar o ambiente da cidade. É limpando São Paulo, cuidando dessa cidade que nós vamos poder amar São Paulo”, afirmou o prefeito João Doria, que desta vez ajudou a limpar o monumento de bronze e granito que homenageia o médico e político brasileiro,Cesário Motta.

O programa atuará em dois quilômetros de vias e nos 54 mil metros quadrados da praça com limpeza, pintura, jardinagem e recuperação de equipamentos públicos. No total, irão trabalhar na operação cerca de 600 pessoas, com o auxílio de mais de 100 veículos e equipamentos.

Iluminação Renovada

A região conta com 28 monumentos, sendo 15 somente na Praça da República. Todos receberão serviços de manutenção, com limpeza que segue as instruções do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH). A iluminação das estátuas e do coreto também será renovada. A praça receberá ainda 35 lixeiras novas de ferro galvanizado, mais resistentes e com maior capacidade de armazenamento, de 100 litros.

As rondas da equipe de manutenção do Departamento de Iluminação Pública da cidade (Ilume) identificaram problemas em 52 pontos de luz, sendo 46 lâmpadas e 6 luminárias. Todas já foram trocadas e estão em funcionamento.

Todos os semáforos passarão por revisão e as vias receberão operação tapa-buraco. A drenagem será melhorada com a limpeza de 65 bueiros. A operação contará ainda com a atuação de uma equipe antipichação e seis equipes de manutenção de calçadas.

A ação também fará a manutenção do lago da Praça da República. Para isso, técnicos da Secretaria do Verde e Meio Ambiente acompanharão o transporte de peixes e tartarugas que vivem no local, para que o tanque seja esvaziado. Em 10 dias, será possível consertar o chafariz e retirar o lodo do lago.

Todas as semanas, o SP Cidade Linda promove em uma grande via o trabalho integrado das áreas de limpeza urbana, segurança pública, assistência social e de empresas que prestam serviços à gestão e de empresas parceiras.

A região da Praça da República é a sétima a receber o programa. A operação já revitalizou as avenidas Mateo Bei, Tiradentes, Santo Amaro, 23 de Maio, Nove de Julho e Paulista. No próximo fim de semana, a ação acontecerá na Av. Inajar de Souza, na Zona Norte.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro