Projeto Shakespeare vai encenar Ricardo III até 24 de novembro - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
26/10/2013 - 23h30m

Projeto Shakespeare vai encenar Ricardo III até 24 de novembro

Agência Hoje* 
Divulgação
Elenco de Ricardo III, preparado para primeira de 39 encenações do espetáculo
Elenco de Ricardo III, preparado para primeira de 39 encenações do espetáculo

São Paulo (Agência Hoje) - O espetáculo teatral Ricardo III, escrito por William Shakespeare, ficará em cartaz no período de 24 de outubro a 24 de novembro, no Teatro João Caetano, em São Paulo. A encenação faz parte do Projeto 39 Shakespeare e será a primeira de uma série de 39 apresentações que serão montadas em dez anos.

Leia o que escreveu Amanda Monteiro escreveu a respeito:

PROJETO 39 SHAKESPEARE ENCENA RICARDO III

* Por Amanda Monteiro

Inglaterra, final da Guerra das Rosas (1455-1485). Duas ramificações da dinastia Plantageneta (monarquia britânica) promovem um choque político manchado com sangue inocente, cujo único propósito é a sucessão ao trono inglês. Relações interpessoais conturbadas, assassinatos entre familiares e artimanhas incitadas por meio da cobiça são alguns dos elementos que compõe o drama histórico “Ricardo III”, que estreia dia 24 de outubro no Teatro João Caetano. A montagem tem tradução inédita e adaptação de João Louraço e direção de Marcelo Lazzaratto. O elenco de 14 atores é encabeçado por Chico Carvalho, como o protagonista, e Mayara Magri no papel da Rainha Elizabeth.

A história conta a ambiciosa disputa entre as famílias York e Lancaster. Ricardo III, um homem complexado com a própria aparência por ser portador de deformidades físicas, vê-se em meio à fúria e à fome de poder entre seus rivais. Considerada um clássico de William Shakespeare, a peça foi representada pela primeira vez entre 1592 e 1593.

Esta nova encenação faz parte do Projeto 39 Shakespeare, que tem como objetivo montar 39 peças do poeta e dramaturgo inglês em dez anos. A ideia audaciosa partiu do diretor geral de produção, Alexandre Brazil. A primeira sequência compreende cinco obras. Para Marcelo Lazzaratto, a expectativa com “Ricardo III”, que inaugura a série, é a melhor possível. “A encenação promove uma comunicação franca e direta com o espectador, característica necessária para que um texto shakespeariano venha a público”. Sucessivamente serão montados “Romeu e Julieta”, “Tróilo e Créssida”, “As Alegres Comadres de Windsor” e “Timão de Atenas”.

SERVIÇO

Teatro João Caetano

Endereço - Rua Borges Lagoa, 650, Vila Clementino, São Paulo

Telefones - (11) 5573-3774 e (11) 5549-1744

Período - De 24/10/2013 a 24/11/2013

Horários - De quinta-feira a sábado -  21h - Domingo - 19h

Preço - R$ 20

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro