São Paulo, SP, 21/06/2018
 
26/07/2013 - 09h02m

Projetos de teatro movimentam ensino nas escolas públicas

Agência Hoje 

Piracicaba (Agência Hoje) - O Programa Escola em Movimento, desenvolvido na região de Piracicaba com o apoio do Instituto Arcor Brasil, tem o objetivo de mostrar as múltiplas linguagens do teatro, utilizadas como meio de reforçar de forma lúdica o processo de ensino e aprendizagem e de ressignificar os espaços escolares. O trabalho está ganhando espaço nas escolas públicas, obtendo a participação de professores e alunos em dois projetos.

“Teatro & Educação” é o projeto da Escola Municipal “Prof. Fauze Calil Canfur”, de Monte Mor, concebido para promover “o crescimento intelectual, emocional, social e cultural dos alunos”, observa a diretora da escola e coordenadora do projeto, Regina Célia da Luz. Ela explica que o propósito é apresentar o teatro para os alunos, como uma forma de expressão artística que pertence ao patrimônio da humanidade.

Neste sentido, serão transmitidas informações sobre a história do teatro e sua importância cultural e educacional. Ao mesmo tempo, através de oficinas haverá a capacitação de estudantes para a montagem de uma peça ao final do projeto. A professora Regina Célia da Luz destaca que serão estabelecidos contatos com organizações que trabalham com teatro, e também com iniciativas como mostras teatrais, para fortalecimento do projeto e do potencial dos alunos.

A partir de todo esse processo, segundo ela, o teatro será levado para a sala de aula, como uma ferramenta pedagógica preciosa para o ensino e a aprendizagem. Há ainda a vantagem de que ao longo do desenvolvimento do programa a aproximação do aluno com a escola fica maior.

O projeto ainda prevê o envolvimento da comunidade local. Com isso, será disseminada a linguagem artística do teatro para a comunidade escolar e para os alunos da rede municipal de educação de Monte Mor. “Haverá o crescimento e enriquecimento cultural de todos”, completa a professora.

Em Piracicaba, será desenvolvido o projeto “Viagem ao mundo cênico”, da Escola Estadual “Pedro de Mello”. O objetivo é redefinir e ressignificar o espaço lúdico da escola e do seu entorno por meio de atividades cênicas, de forma integrada com atividades anteriores, como a confecção de um livro escrito pelos alunos.

A professora Juliana Sant’Ana Campos, coordenadora do projeto, observa que a ideia nasceu das atividades de estímulo à leitura e escrita, que já resultaram na confecção de duas edições do livro “Pequenos Escritores”, com os temas Contos Fantásticos e Regionais, este, resgatando histórias de sua comunidade, o bairro rural de Tupi, com 86 escritores e cerca de 800 textos.

A terceira edição será com textos na linguagem teatral, a partir da temática da mitologia, que está sendo trabalhada ao longo do ano na escola com os alunos, em várias disciplinas. Mitologia grega, africana, japonesa e de outras origens. E também estão previstas montagens de peças de teatro, promovendo a abertura de horizontes culturais de todos envolvidos.

Professores de diversas disciplinas contribuem. As temáticas são igualmente trabalhadas em aulas de música. Ao final, coincidindo com o lançamento do livro, haverá a apresentação de um coral, integrado pelos próprios escritores.

Projetos de treze escolas públicas da região de Piracicaba, que focam o brincar como caminho para o resgate de infâncias saudáveis e o desenvolvimento integral, serão apoiados pelo Instituto Arcor Brasil a partir de agosto, na primeira edição do Programa Escola em Movimento.

O Programa consistirá no apoio a projetos elaborados por escolas públicas, que viabilizem atividades voltadas para a criação e/ou fortalecimento de espaços, tempos e condições socioeducativas favoráveis para a promoção do brincar e dos hábitos de vida ativa nas crianças.O apoio aos projetos será de 18 meses.

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