Protesto de alunos da Uerj por mais investimentos em educação fecha rua no Rio - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
03/06/2016 - 13h35m

Protesto de alunos da Uerj por mais investimentos em educação fecha rua no Rio

Agência Brasil 

Rio de Janeiro - Um grupo de estudantes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) protestou na manhã desta sexta-feira contra a crise na educação que o estado atravessa. Os manifestantes cobraram também mais respeito com os trabalhadores terceirizados da faculdade. Somente na última quarta-feira (1º) cerca de 500 terceirizados foram demitidos devido ao atraso no pagamento do governo do estado à empresa contratada.

Os manifestantes fecharam a Rua São Francisco Xavier, no Maracanã, zona norte do Rio, nos dois sentidos, por volta de 20 minutos, o que causou um engarrafamento e discussões entre alunos e motoristas. Houve um princípio de confusão entre policiais e participantes do ato devido à tentativa da Polícia Militar (PM) de liberar a via para passagem dos motoristas. Ninguém ficou ferido.

As pautas reivindicadas pelos estudantes, segundo Ana Carolina, são a regularização do pagamento dos terceirizados, assim como o das bolsas dos estudantes cotistas e o passe livre municipal e intermodal. “É o básico. A gente reivindicar transporte, como uma das nossas pautas, é um direito. A galera precisa ter essa ajuda para assistir às aulas.”

Já os docentes reivindicam a inclusão da dedicação exclusiva dentro da aposentadoria e um reajuste salarial. A estudante afirmou que já ocorreram quatro rodadas de negociações com representantes do estado na Câmara, mas que sempre são feitas apenas promessas não cumpridas. “A negociação está se arrastando por conta da má vontade do governo. Eles falam e falam, mas não fazem nada”, disse.

A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) afirmou, por meio de nota, que está concentrando esforços na geração de receitas extraordinárias que permitam o cumprimento de todos os compromissos financeiros. O texto ainda diz que os pagamentos serão feitos o mais breve possível, dependendo da disponibilidade de recursos em caixa. A prioridade, segundo a secretaria, é o pagamento dos salários dos servidores ativos, inativos e pensionistas.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro