Provedores de acesso à Internet adotarão código antipirataria - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 29/03/2024
 
23/03/2012 - 20h13m

Provedores de acesso à Internet adotarão código antipirataria

Agence France Presse 
AFP/Edmundo Fortes
Vários dos maiores provedores dos Estados Unidos participaram deste grupo de trabalho
Vários dos maiores provedores dos Estados Unidos participaram deste grupo de trabalho

NOVA YORK (AFP) - Os provedores americanos de acesso à internet deverão cumprir em breve com uma série de normas para combater as diversas formas de pirataria informática, segundo recomendações divulgadas na quinta-feira pela Comissão Federal de (FCC) dos Estados Unidos.

Um grupo de trabalho estabelecido pela FCC, que reuniu cerca de 50 especialistas em comunicações, além de usuários e profissionais, fez uma série de recomendações, aprovadas pelo presidente da FCC, Julius Genachowski.

"As recomendações aprovadas hoje identificam soluções inteligentes, práticas, voluntárias, que melhoram de maneira concreta a cibersegurança das redes informáticas", disse Genachowski em um comunicado.

Entre as propostas, recomenda-se um "código de conduta" contra as redes de computadores zombies (ou "botnets"), controladas remotamente pekos ciberdelinquentes. Este código compromete os provedores de serviços a informar seus clientes acerca dos riscos, ajudá-los a tomar medidas para evitar que seus computadores sejam controlados à distância ou prestar assistência em caso de ciberataque.

O grupo de trabalho também recomenda que os provedores de serviços acordem a forma de tornar mais seguro o sistema de nomes de domínio DNS, e estabeleçam um marco para evitar rotas não desejadas do tráfico de internet.

Vários dos maiores provedores dos Estados Unidos, entre eles ATT, Verizon e Comcast, participaram deste grupo de trabalho e já começaram a seguir suas recomendações.

"Não nos contentamos em publicar relatórios: as empresas que prestam serviço para mais de 80% dos usuários de internet dos Estados Unidos se comprometem a dar soluções significativas às importantes questões de segurança cibernética", disse Genachowski.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro