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São Paulo, SP, 10/05/2024
 
16/06/2014 - 06h06m

Publicitário brasileiro é o responsável pela "virada" na Colômbia

Agência Brasil/Leandra Felipe, Correspondente em Bogotá, Colômbia 
Reprodução
Estratégia do publicitário goiano Marcus Vinicius Queiroz garantiu vitória de Juan Manuel Santos (foto) nas eleições para presidente da Colômbia
Estratégia do publicitário goiano Marcus Vinicius Queiroz garantiu vitória de Juan Manuel Santos (foto) nas eleições para presidente da Colômbia

Bogotá - O publicitário goiano Marcus Vinícius Queiroz, 56 anos, foi o responsável pela mudança na campanha de Juan Manuel Santos, reeleito na Colômbia. Depois de começar o segundo turno em desvantagem, atrás de Óscar Zuluaga, do Centro Democrático, Santos venceu as eleições com 50,8% dos votos.

Zuluaga teve a campanha planejada pelo também brasileiro Duda Mendonça. “É muito bom ganhar do Duda”, disse, em entrevista exclusiva à Agência Brasil, logo depois do anúncio do resultado.

Queiroz chegou à campanha santista na semana passada, depois de ter feito a campanha de Clara López, candidata do Polo Democrático Alternativo (esquerda), que surpreendeu no primeiro turno com mais de dois milhões de votos e terminou em quarto lugar. “O desafio, com ela, era torná-la mais conhecida”, contou.

Queiroz foi para a equipe santista após pedido do próprio presidente reeleito a Clara López, com o objetivo de mudar a estratégia da campanha – considerada por analistas como ineficiente na comunicação do processo de paz e na aproximação de Santos com as pessoas.

“Faltava emoção na campanha santista, não só na abordagem do tema da paz, mas em outros assuntos. Nós trouxemos esta carga emotiva, e funcionou” comentou. A entrada de Marcus Vinícius coincidiu com a “virada” de Santos, que começou a ser sentida na semana passada, durante um debate que ele teve com Zuluaga na TV Caracol, uma das maiores emissoras colombianas.

Em seguida, na última segunda-feira (9), Zuluaga mostrou-se muito agressivo. Um comercial de sua campanha, em que uma atriz jogava laranjas em protesto contra a educação, não agradou ao público, e a personagem começou a ser chamada de “a louca das laranjas”. A campanha de Santos mostrou, então, um vídeo de uma senhora analfabeta que disse que não votaria em Zuluaga. Este vídeo também viralizou no país, e começou a ser chamado de “a avó de Zuluaga”.

Nos últimos três dias de campanha, Queiroz disse que explorou o tema da paz com a gravação de um clipe de uma música muito conhecida na Colômbia. Vários políticos e artistas também gravaram teasers (propagandas curtas) com mensagens dizendo que votariam em Santos pela paz.

Em 2013, o publicitário goiano trabalhou com Santos durante um mês, em outubro. A popularidade de Santos estava abaixo de 30%, e ele precisava recuperar a confiança do eleitorado após uma crise no setor agrícola.

“Na época, a popularidade do presidente voltou a subir 15%, mas os assessores do presidente não quiseram dar continuidade ao processo que havíamos iniciado”, contou.

Segundo ele, para socorrer a campanha nessa reta final, ganhou apenas uma bonificação simbólica, e acertou que ganharia um valor depois, caso Santos fosse eleito. “Veremos isso depois”, disse, sem revelar valores. No Brasil, Queiroz trabalhou em campanhas no Tocantins e para alguns membros do PMDB nacional.

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