Queda de avião ATR-72 na Sibéria deixa 31 mortos e 12 feridos - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/04/2024
 
02/04/2012 - 21h06m

Queda de avião ATR-72 na Sibéria deixa 31 mortos e 12 feridos

AFP/Benoît FINCK 
©AFP / Str
O avião de fabricação franco-italiana decolou do aeroporto de Tioumen com destino a Surgut
O avião de fabricação franco-italiana decolou do aeroporto de Tioumen com destino a Surgut

MOSCOU (AFP) - Um avião modelo ATR-72 da companhia russa Utair, que transportava 43 pessoas, caiu pouco depois de sua decolagem nesta segunda-feira na Sibéria deixando pelo menos 31 mortos e 12 feridos com gravidade, segundo o Ministério russo das Situações de Emergência.

O avião de fabricação franco-italiana decolou do aeroporto de Tiumen com destino a Surgut, duas cidades da Sibéria ocidental. A queda ocorreu às 07h44 locais (22h44 de Brasília), a 1,5 km do aeroporto, durante uma aterrissagem de emergência, informou a Utair.

"Trinta e uma pessoas morreram. Segundo as informações mais recentes, 12 pessoas estão em estado grave", indica um comunicado do ministério.

A bordo do avião estavam 39 passageiros e quatro tripulantes. Equipes de resgate, enviadas imediatamente ao local, encontraram a fuselagem do avião, que se desintegrou, em um campo nevado e partes em chamas caíram perto de uma floresta.

Os sobreviventes, entre eles algumas crianças, foram resgatados por um helicóptero e levados para o hospital de Tiumen (1.700 km a leste de Moscou). Esta cidade de meio milhão de habitantes está situada a 20 km do aeroporto.

O avião havia desaparecido dos radares três minutos depois da decolagem, informou o chefe local do Ministério das Situações de Emergência, Iuri Alexine, citado pela agência de notícias Interfax.

"Problemas técnicos aconteceram provavelmente no momento da decolagem e a equipe tentou realizar a aterrissagem de emergência", declarou à Interfax uma autoridade da segurança do aeroporto Rochtchino.

Um morador da região, testemunha da catástrofe, contou que tinha visto uma pequena chama no avião que acabava de decolar. "Ele deu meia volta, fumaça escapava do avião, que começou a perder altitude e, depois, caiu no campo", disse a testemunha citada pela agência de notícias Ria Novosti.

Uma comissão foi formada para investigar as causas da catástrofe do ATR-72, um bimotor com capacidade para 74 lugares.

As caixas pretas foram encontradas em bom estado, de acordo com o ministério.

Uma investigação foi aberta para averiguar infrações das regras de navegação aerea e negligência, anunciou o comitê encarregado, que acredita em uma falha técnica, mas não descarta a hipótese de um erro do piloto ou da equipe em terra.

Segundo o chefe da agência de fiscalização da aviação civil, Alexandre Neradko, o avião não foi bem descongelado antes do voo, mas "não há razão para ligar este fato à causa do acidente". Ele ressaltou ainda que o combustível utilizado era de boa qualidade.

A Utair, por sua vez, saiu em defesa de seus pilotos. A companhia afirmou que seus funcionários eram experientes e estavam descansados antes do voo.

"O comandante de bordo voou 2.500 horas com este avião, o co-piloto 1.700 horas", afirmou Andreï Martirossov, diretor geral da UTair, citado pela agência Ria Novosti.

O ATR 72-201, fabricado em outubro de 1992, era operado pela Utair desde agosto de 2008, anunciou o construtor franco-italiano de aviões regionais ATR em um comunicado.

Este avião já não é mais fabricado. Foi substituído por outros modelos.

A Utair, a empresa privada com maior número de voos ligando regiões ricas em fontes energéticas da Sibéria Oriental aos Urais, publicou em seu site a lista das pessoas a bordo.

Entre os passageiros estavam funcionários do grupo petrolífero russo Surguneftgas, segundo Ria Novosti.

Duas horas depois da tragédia, um outro avião da Utair não conseguiu decolar nesta segunda-feira do mesmo aeroporto. "O Boeing não foi capaz de voar", observou a comissão de inquérito, sem dar mais detalhes. Os passageiros foram transferidos para um Tupolev 154.

Nos últimos anos uma série de acidentes aéreos ocorreu na Rússia.

No último acidente grave, ocorrido em setembro de 2011, um Yak-42 caiu durante a decolagem perto de Yaroslavl (300 km a noroeste de Moscou), causando 44 mortes. Ele transportava os membros da equipe de hóquei no gelo local, incluindo vários jogadores de estrangeiros de renome mundial.

Em junho de 2011, foi um Tupolev que caiu em uma estrada em Karelia (noroeste). Na ocasião 47 pessoas morreram na tentativa de aterrissar em condições meteorológicas difíceis.

Diante da multiplicação de acidentes, as autoridades russas ordenaram a eliminação de aeronaves soviéticas mais velhas e uma verificação de muitas companhias aéreas no país, a fim de limitar o número.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro