"Use Your Illusion", da banda Guns Nâ?? Roses, comemora os 23 anos - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 20/04/2024
 
17/09/2014 - 17h39m

"Use Your Illusion", da banda Guns Nâ?? Roses, comemora os 23 anos

Agência Hoje 
Reprodução
"Use Your Illusion", do Guns Nâ?? Roses, completa 23 anos.
"Use Your Illusion", do Guns Nâ?? Roses, completa 23 anos.

São Paulo (Agência Hoje/Isabela Guiaro) - “Use Your Illusion” é o terceiro e o quarto álbum de estúdio da banda de rock americana Guns N' Roses. Dividido em duas partes (I e II), foi lançado no dia 17 de setembro de 1991. Além dos dois discos, existe também uma coletânea mesclando as músicas de ambos, escolhidas sem as profanidades, ou seja, sem o selo de Parental Advisory; para vender na loja de departamentos Wal-Mart.

O disco da banda, que tinha como formação Axl Rose, Slash, Izzy Stradlin, Duff McKagan, Matt Sorum e Dizzy Reed; contém alguns dos grandes sucessos do grupo, tais como “November Rain” e "Don't Cry", além dos covers de “Knocking On Heaven’s Door”, do cantor Bob Dylan e “Live and Let Die”, de Paul McCartney. A arte das capas é inspirada na pintura de Rafael na Escola de Atenas.

A banda

Guns N’ Roses surgiu da fusão de duas bandas da Califórnia em 1985, que na época ainda eram independentes: L.A. Guns, com Tracii Guns (guitarra), Ole Beich (baixo) e Robbie Gardner (bateria); e Hollywood Rose, com Axl Rose (vocais) e Izzy Stradlin (guitarra rítmica). Depois de pouco tempo, o baixista Ole Beich foi substituído por Duff McKagan, Tracii Guns por Slash e Rob Gardner por Steven Adler.

O grupo estreou nos palcos em junho de 1986, cantando para cerca de 150 pessoas. Iniciou-se assim, a primeira turnê da banda, chamada Hell Tour. Ela, porém, teve que ser cancelada após a van que levava a banda para Seattle quebrar e atrasar a chegada dos integrantes, fazendo com que eles vendessem seus equipamentos para voltar para casa.

No mesmo ano, eles conseguiram lançar um EP de maneira independente, chamado “Live ?!*@ Like a Suicide” com quatro músicas, sendo uma delas um cover de “Mama Kin”, do Aerosmith. Ele foi logo recolhido do mercado e, mais tarde, viria a se tornar um objeto de grande valor entre os colecionadores.

O sucesso

Em julho de 1987 Guns N’ Roses lançou o álbum “Appetite For Destruction”, que foi o primeiro lançamento do gênero hard rock a chegar ao primeiro lugar nas paradas, além de ser o disco de estréia que mais vendeu na história do rock, com cerca de 18 milhões de cópias vendidas somente dos Estados Unidos.

O primeiro single do álbum, “Welcome to the Jungle”, alcançou a popularidade apenas um ano depois, ao entrar para a programação da MTV. A música ainda fez parte da trilha sonora de “The Dead Pool” (1988), com Clint Westwood, que contou com uma breve aparição da banda.

Seguindo a trilha ao sucesso, o segundo single, “Sweet Child O’ Mine” se tornou um dos hinos do hard rock, levantando ainda mais a popularidade da banda. Quando a música “Paradise City” foi lançada, o álbum já era número #1 de vendas. Isso rendeu ao Guns N’ Roses diversos shows de aberturas para outros grupos, como Rolling Stones, Iron Maiden e Aerosmith.

Em 1988, o grupo lançou outro álbum de estúdio, chamado “G N’ R Lies”, com quatro canções novas e as quatro que faziam parte do EP “Live ?!*@ Like a Suicide”. O disco também alcançou um grande número de vendas e o single “Patience” emplacou nas paradas.

Os anos 90

Após a demissão de Adler devido ao seu vício em cocaína e heroína, houve a contratação de Matt Sorum em seu lugar e o Guns N’ Roses seguiu com a gravação dos álbuns “Use Your Illusion I” e “II”. Ambos obtiveram sucesso nas paradas, além de ser acompanhado cinematograficamente com vídeos musicais de “Don’t Cry”, “Estranged” e “November Rain”, que ganhou um MTV Video Music Award de 1992 para a melhor cinematografia.

Em 1991, a banda tocou para o seu maior público até o momento: em dois dias de apresentações da segunda edição do Rock In Rio no estádio do Maracanã, 140 mil e; posteriormente 120 mil pessoas prestigiaram suas canções.

O sucessor do “Use Your Illusion” chegou em 1993, chamado de “The Spaghetti Incident”. Embora não tenha sido recebido tão fervorosamente como os álbuns anteriores, chegou à quarta posição da Billboard 200, além de emplacar “Since I Don’t Have You”. Esse foi o último trabalho de Slash com a banda.

Hiato e “Chinese Democracy”

Depois do quinto álbum de estúdio, a banda entra em um grande hiato, lançando apenas algumas canções durante o período. Mesmo sem um novo disco, Guns N’ Roses é uma das grandes atrações que ocorreram no terceiro Rock In Rio, em 2000. Já em 2004, uma coletânea de “Greatest Hits” foi lançada e a banda saiu em turnê por mais alguns anos.

Axl trabalhou na produção de “Chinese Democracy”, sexto álbum da banda, durante anos, até que em novembro de 2008, depois de 13 anos de espera, o disco foi lançado oficialmente. O trabalho, porém, não ganhou nem um tipo de promoção: nenhuma turnê, clipe ou entrevista.

Os últimos anos

Em 2011, a banda foi anunciada como atração do Rock In Rio, além de ser a nova integrante do Rock and Roll Hall of Fame. No ano seguinte, uma série de apresentações aconteceram em comemoração aos 25 anos do “Appetite For Destruction”, até que, em 2014, uma grande turnê foi anunciada na América do Sul.

Atualmente, a banda tem em sua formação Axl Rose, Dizzy Reed, Tommy Stinson, Chris Pitman, Ron "Bumblefoot" Thal, Richard Fortus, Frank Ferrer e DJ Ashba.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro