Rapidez no julgamento do mensalão não é garantida, diz ministro - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 18/04/2024
 
29/06/2012 - 15h58m

Rapidez no julgamento do mensalão não é garantida, diz ministro

Folhapress/Aguirre Talento 
Agência Brasil/Arquivo
O ministro do STF Joaquim Barbosa, relator do caso Mensalão
O ministro do STF Joaquim Barbosa, relator do caso Mensalão

BELÉM, PA (Folhapress) - O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e relator do processo do mensalão, Joaquim Barbosa, afirmou hoje que a possibilidade de acelerar o julgamento do caso dependerá das "condições físicas" e do "cansaço intelectual" dos ministros.

Questionado sobre a proposta de adicionar novas sessões para julgar o processo até o final de agosto, o que está em estudo pelo STF, Barbosa alertou para a necessidade de "cuidado".

"Depende muito das condições físicas e de cansaço intelectual do colegiado. A experiência mostra que, a cada vez que avançamos à noite [nos julgamentos], no dia seguinte a capacidade de dar continuidade a esse trabalho fica bastante prejudicada", afirmou Barbosa.

"Como se trata de um julgamento complicado, um julgamento final que envolve a liberdade das pessoas, precisamos de muito cuidado", completou.

As afirmações foram feitas em entrevista antes de um evento do Conselho Federal de Enfermagem em Belém, onde o ministro esteve para dar uma palestra.

Ele considera que a entrega do voto do revisor, ministro Ricardo Lewandowski, um dia após o esperado não traz prejuízos.

"O cronograma está fixado, está tudo preparadinho, não há nada fora do script", disse.

Barbosa afirmou esperar "que a Justiça seja feita, de um lado ou de outro" e que a pressão da sociedade não influenciará o julgamento. "O Supremo não se deixa pressionar por pouca coisa."

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro