Real é Campeão Espanhol pela 32ª vez e tira reinado do Barça - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 28/03/2024
 
03/05/2012 - 08h31m

Real é Campeão Espanhol pela 32ª vez e tira reinado do Barça

Agence France Presse 
©AFP / Cesar Manso
Mourinho foi carregado pelos jogadores após a vitória
Mourinho foi carregado pelos jogadores após a vitória
  • Higuaín (C) fez o primeiro gol do Real na partida

MADRI (AFP) - O Real Madrid sagrou-se Campeão Espanhol pela 32ª vez da sua história nesta quarta-feira, ao derrotar por 3 a 0 o Athletic Bilbao, acabando com o reinado do Barcelona, que tinha conquistado o título nas três última temporadas.

Na "Catedral" de San Mames, os gols do Real foram marcados pelo argentino Gonzalo Higuaín, pelo alemão Mesut Özil e pelo português Cristiano Ronaldo, que se deu o luxo de perder um pênalti no início da partida.

O técnico José Mourinho comemorou muito este título, seu segundo desde que assumiu o comando do Real Madrid em 2010, depois da Copa do Rei de 2011, quando derrotou o Barça na final.

"Merecemos vencer este campeonato. Foi o título mais difícil da minha carreira como treinador. A partir de amanhã, vamos começar a trabalhar pensando na próxima temporada", declarou.

Mourinho igualou o recorde de Ernst Happel e Giovanni Trapattoni ao vencer campeonatos nacionais em quatro páises (já venceu em Portugual com o Porto, na Inglaterra com o Chelsea na Itália com a Inter de Milão).

O goleiro Iker Casillas, de 30 anos, também mostrou-se emocionado com a conquista do seu quinto título de Campeão Espanhol.

"Agora podemos comemorar. Foi complicado porque temos uma equipe jovem, mas desde o ano passado demos um salto de qualidade e nesta temporada conseguimos vencer", comentou o capitão do time da capital.

O Real impressionou com seu poder ofensivo e já quebrou o recorde de gols marcados em uma única edição do Campeonato Espanhol ao balançar as redes 115 vezes, superando a marca que o próprio clube "Merengue" tinha alcançado na temporada 1989-90 (107), com a equipe liderada pelo lendário atacante Emilio Butragueño.

Mais cedo nesta quarta-feira, em outra partida válida pela 20ª rodada do Campeonato Espanhol, prevista para janeiro mas adiada para este fim de temporada, o Barcelona atropelou o Málaga por 4 a 1, com três gols marcados pelo craque argentino Lionel Messi.

Com este resultado, o Real entrou em campo com a obrigação de vencer em Bilbao para garantir o título, o que conseguiu, ao manter sua vantagem de sete pontos sobre os catalães a duas rodadas do fim do campeonato.

O time da capital teve tudo para abrir o placar aos 12 minutos de jogo, mas Cristiano Ronaldo desperdiçou uma cobrança de pênalti após o juiz apitar uma mão de Javi Martinez dentro da área. CR7 chutou de "cavadinha" e o goleiro Iraizoz defendeu.

Aos 16, Higuaín abriu o placar ao receber um grande passe de Özil, que voltou a brilhar três minutos depois ao fazer o gol do 2 a 0 ao empurrar para as redes um cruzamento de Cristiano Ronaldo na segunda trave.

O português também deixou o seu aos 5 minutos do segundo tempo, anotando seu 44º gol da temporada, dois a menos que o artilheiro Lionel Messi (46).

Apesar de perder o título de Campeão Espanhol, o argentino entrou na história ao se tornar o maior artilheiro de um clube europeu em uma única temporada, somando 68 gols com o Barcelona em todas as competições que disputou, quebrando o recorde do alemão Gerd Müller, que fez 67 com o Bayern em 1972-1973.

Antes mesmo da bola rolar no estádio San Mames, o técnico do Barcelona, Josep Guardiola, parabenizou o Real, mas não deixou de lado a polêmica ao afirmar que "coisas" aconteceram para impedir sua equipe de defenser seu título.

"O Real Madrid merece ser campeão, porém, neste ano, aconteceram muitíssimas coisas que ficaram escondidas por trás do nosso silêncio, mas que realmente aconteceram", afirmou "Pep" depois da vitória do Barça sobre o Málaga.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro