Reciclagem gera trabalho e renda para mais de 50 famílias - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 23/04/2024
 
19/04/2016 - 16h33m

Reciclagem gera trabalho e renda para mais de 50 famílias

Agência Hoje 

Barueri (Agência Hoje) - O trabalho desenvolvido pela Cooperativa de Reciclagem (Cooperyara) em Barueri está garantindo renda para mais de 50 famílias da cidade. Todos os dias, elas trabalham na separação e aproveitamento de materiais recicláveis que são vendidos para empresas especializadas.

A Cooperyara conta atualmente com 57 cooperados, encarregados de fazer a triagem do material coletado por cinco caminhões da Prefeitura de Barueri. Depois de recolher o material de residências, indústrias, lojas comerciais, escritórios e edifícios, a equipe encaminha tudo para a sede da cooperativa.

Inicialmente, o material passa pela triagem e separação e em seguida vai para as prensas. Ao completar em torno de 60 fardos eles são separados, identificados e colocados à venda. Os sócios da cooperativa trabalham diariamente, no horário comercial, e dividem os lucros da comercialização.

A unidade recebe, em média, 10 toneladas de material por dia, chegando a 250 toneladas por mês. Com a renda obtida, a Cooperyara se encarrega de remunerar todos os associados.

"Para manter o trabalho, a cooperativa depende do material que é recebido, por isso é importante que cada um faça a separação do lixo em casa", explica um assessor da cooperativa. Em Barueri o lixo deve ser separado em apenas dois tipos: lixo comum (restos de comida, lixo de banheiro, material de varrição) e recicláveis (embalagens em geral e demais itens de vidro, papel, papelão, plástico e metal).

O caminhão da coleta seletiva passa ao menos uma vez por semana em todas as ruas da cidade. Os recicláveis devem ser colocados na rua no dia certo, para que possam ser encaminhados para a Cooperyara. No telefone (11) 4162-7300 é possível saber o dia que o caminhão da coleta seletiva passará na rua.

As empresas que quiserem contribuir com o Projeto, podem doar materiais através de contato direto com a Cooperyara.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro