São Paulo, SP, 16/10/2018
 
30/11/2014 - 08h02m

Reduza o desperdício de água com atitudes e escolhas corretas

Agência Hoje/Arq. Sandra Vieira de Mello 
Divulgação
Torneira Smart System Lorenzetti
Torneira Smart System Lorenzetti
  • Chuveiro Duo Shower Flex
  • Dispositivo Economizador de Água EcoCasa

São Paulo (Agência Hoje) - A crise no abastecimento de água em diversas cidades do Estado de São Paulo fez as atenções se voltarem para o controle e a redução do consumo. As soluções caseiras para economizar água se multiplicam e cada um vai se adaptando como pode aos tempos de escassez.

A Organização das Nações Unidas calcula que cada pessoa necessita de aproximadamente 110 litros de água por dia para atender às necessidades de consumo e higiene. No Brasil, entretanto, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia.

Da situação atual deverá resultar uma mudança de atitude, não apenas para superar a crise, mas incorporando soluções de médio e longo prazos. Com este pensamento, algumas empresas apresentam produtos que prometem ajudar na redução do consumo.

As opções vão desde redutores de vazão, temporizadores e arejadores. Os preços variam conforme o fabricante, a utilização e a eficiência de cada solução, mas as alternativas são muitas e há sempre uma para cada situação.

O Dispositivo Economizador de Água EcoCasa, da Lorenzetti, funciona como um registro, permitindo ao girar a fenda, regular ou fechar a saída de água, o que pode trazer economia de até 50%. O produto também conta com uma “tela filtro”, que evita a passagem de resíduos que podem prejudicar o funcionamento da torneira.

Já a linha de torneiras Smart System, também da Lorenzetti, reduz em até 60% o consumo de água graças ao sistema de fechamento automático, que pode ser regulado para 04 a 10 segundos. Proporciona redução de até 60% no consumo de água e é indicada para áreas de grande movimentação, como hotéis, shoppings e restaurantes e também em lavabos residenciais.

Arejadores instalados em torneiras e misturadores contribuem para a redução no consumo, pois utilizam o ar para dar a sensação de mais volume de água, sem a necessidade de aumentar o fluxo. É possível aliar o arejador a outros itens que também favoreçam a economia de água, como o mecanismo cerâmico ¼ de volta, que permite o rápido acionamento e fechamento do fluxo.

Os chuveiros elétricos também foram adaptados para ajudar na economia de água. O modelo Duo Shower Flex, da Lorenzetti foi desenvolvido com um sistema inteligente de funcionamento em que a água é aquecida instantaneamente, assim que o registro é aberto, controlando automaticamente a temperatura desejada do banho até a chegada de água quente do sistema principal. Dessa forma, se evita o desperdício de água fria

Como descobrir vazamentos

NA INSTALAÇÃO INTERNA

1) Feche o registro do hidrômetro

2) Abra a torneira logo após o hidrômetro e espere toda a água escorrer

3) Coloque um copo cheio de água na boca desta torneira

4) Se a água do copo for sugada é sinal de que há vazamento no ramal que está ligado diretamente à rede.

DENTRO DE CASA

1) Feche todas as torneiras e não use os sanitários

2) Feche o registro do hidrômetro para interromper o fluxo da água

3) Marque o nível da água na caixa d’agua e depois de 1h confira.

4) Se o nível estiver mais baixo é sinal de que há vazamento nos canos ou nos sanitários da casa.

NA VÁLVULA OU NA CAIXA DE DESCARGA

Essa é bem fácil verificar. Jogue pó de café no vaso sanitário e observe. Se ele desaparecer é sinal de que há vazamento na válvula ou caixa de descarga.

ENTRE O HIDRÔMETRO E A CISTERNA/ CAIXA D’AGUA

Impeça a entrada de água da cisterna ou da caixa, levantando a boia. Se o ponteiro do hidrômetro continuar girando é sinal de que existe vazamento.

NA CISTERNA

1) Deixe a boia levantada e não ligue a bomba

2) Depois de algum tempo verifique o nível da água na cisterna

3) Se o nível tiver baixado é sinal de que existe vazamento, possivelmente causado por rachaduras na cisterna.

Quanto significa um vazamento em litros de água desperdiçados

Uma torneira gotejando desperdiça 46 litros de água por dia, 1.380 litros por mês;

Um filete de mais ou menos dois milímetros desperdiça 4.140 litros de água por mês;

Um filete de quatro milímetros, 13.260 litros de água por mês;

Um furo de dois milímetros no encanamento, para uma pressão de 15 m de coluna de água, desperdiça, 3.200 litros por dia!

 

Hoje São Paulo

© 2012 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro