Refugiados no Brasil ganham cartilha sobre direitos e deveres do trabalhador estrangeiro - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 25/04/2024
 
11/04/2016 - 15h07m

Refugiados no Brasil ganham cartilha sobre direitos e deveres do trabalhador estrangeiro

Agência Brasil/Akemi Nitahara  

Rio de Janeiro - Uma cartilha que traz informações sobre os direitos e deveres do trabalhador estrangeiro no Brasil foi lançada tendo como público-alvo os refugiados.

O material, disponível online, foi elaborado pelo Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) em parceria com o Programa de Atendimento a Refugiados e Solicitantes de Refúgio da Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro.

A Cartilha do Trabalhador Refugiado e Solicitante de Refúgio traz também o contato de órgãos e instituições que prestam auxílio e recebem denúncias relativas ao mercado de trabalho no estado. Apenas na Cáritas-RJ, são mais de 7 mil refugiados cadastrados, de países como República Democrática do Congo, Síria, Nigéria, Sérvia, Colômbia, Afeganistão, Senegal e Burkina Faso.

Acesse a cartilha online AQUI.

O material inclui informações sobre a legislação trabalhista brasileira, regulamentações, documentos necessários, orientação sobre processos seletivos, como elaboração de currículo e dicas de postura durante uma entrevista de emprego.

Os 900 exemplares impressos da cartilha serão usados este mês em atividades da Cáritas com refugiados. O trabalho custou cerca de R$ 15 mil e será vertido para o francês, o inglês e o espanhol. A verba veio de multas e indenizações aplicadas a empresas pelo descumprimento da legislação trabalhista.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro