Renato Janine Ribeiro, filósofo e professor da USP é nomeado novo ministro da Educação - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
30/03/2015 - 14h02m

Renato Janine Ribeiro, filósofo e professor da USP é nomeado novo ministro da Educação

Agência Hoje/Raquel Borges 
Reprodução
Atualmente, Renato Janine Ribeiro, é professor titular de �tica e Filosofia Política na Universidade de São Paulo (USP).
Atualmente, Renato Janine Ribeiro, é professor titular de �tica e Filosofia Política na Universidade de São Paulo (USP).

São Paulo (Agência Hoje) - A presidente Dilma Rousseff nomeou na noite de sexta-feira, 27, o novo ministro da Educação, o filósofo e professor da USP, Renato Janine Ribeiro, e anunciou também quem ocupará o lugar na Secretaria de Comunicação Social, o ex-tesoureiro de campanha Edinho Silva.

O novo ministro da Educação deverá tomar posse no dia 6 de abril, ele assume o lugar de Cid Gomes (PROS), que deixou o cargo após desentendimentos com o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), no último dia 18 de março.

Diferente da maioria dos ministros da Educação, Ribeiro tem uma longa história no meio acadêmico, ele é formado em filosofia, tem mestrado pela Sorbonne, doutorado pela USP e pós-doutorado pela British Library. Atualmente é professor titular de Ética e Filosofia Política na Universidade de São Paulo (USP).

Ribeiro foi entre os anos de 2004 e 2008, diretor de Avaliação de Coordenação Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e também foi membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientista e Tecnológico (CNPq), além disso, publicou 18 livros e vários ensaios e artigos em publicações científicas.

À frente do ministério da educação, Renato Janine Ribeiro, vai cuidar de uma das pastas mais importantes do segundo mandato da presidente Dilma, que anunciou que a melhoria da educação seria o eixo do seu segundo mandato.

Além disso, no lugar do jornalista Thomas Traumann que deixou a Secom após o vazamento de um documento interno, tomará posse o Sociólogo e professor Edinho Silva, que já presidiu o diretório do PT em São Paulo, foi também ex-tesoureiro da campanha de reeleição da presidente Dilma, fez carreira política em Araraquara, onde foi vereador e prefeito por dois mandatos (2000 a 2008), além de ter sido Deputado Estadual de 2011 a 2015.

A posse do novo secretário de Comunicação Social está marcada para o dia 31 de março.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro