Reunião do Eurogrupo é marcada para terça-feira para analisar resultado do referendo - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 24/04/2024
 
06/07/2015 - 11h11m

Reunião do Eurogrupo é marcada para terça-feira para analisar resultado do referendo

Agência Lusa 

Bruxelas - O Eurogrupo anunciou nesta segunda-feira  (6) que vai se reunir na terça-feira (7), às 13h (hora local), em Bruxelas para analisar o resultado do referendo de domingo (5) na Grécia, em que venceu o não. O Eurogrupo espera que a Grécia apresente novas propostas aos credores internacionais.

A reunião dos ministros das Finanças da zona do euro, que já não terá a presença do ministro das Finanças, Yannis Varoufakis, que pediu demissão hoje, antecede uma reunião de cúpula extraordinária dos países da moeda única, agendada para as 18h locais.

Nesse domingo, os gregos rejeitaram, por ampla maioria, as propostas dos credores internacionais (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional), abrindo caminho à incerteza sobre a permanência da Grécia na zona do euro.

O não às propostas dos credores obteve 61,31% no referendo, segundo números definitivos divulgados pelo Ministério do Interior.

Com a totalidade dos votos contados, o sim foi a escolha de 38,69% dos gregos, enquanto 5,8% foram brancos ou nulos.

A abstenção foi 37,5%, em um universo de quase 10 milhões de eleitores.

O Eurogrupo espera que a Grécia apresente novas propostas aos credores internacionais, depois do referendo do domingo no país, em que venceu o 'Não'.

"Os ministros esperam novas propstas das autoridades gregas", segundo um comunicado do fórum dos ministros da Economia da zona euro, marcado paras as 13:00 (12:00 em Lisboa) de terça-feira, em Bruxelas.

A reunião dos ministros das Finanças da zona euro, que já não contará com a presença de Yannis Varoufakis, que hoje apresentou a demissão, antecede uma cimeira extraordinária dos países da moeda única, agendada para as 18:00 (17:00 em Lisboa).

Os gregos rejeitaram no domingo, por ampla maioria, as propostas dos credores internacionais, abrindo caminho à incerteza sobre a permanência da Grécia na zona euro.

Segundo os resultados apurados depois de escrutinados 95% dos votos, 61,31% dos gregos disseram “Não” às medidas de austeridade propostas pela Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional, enquanto o 'Sim' obteve 38,69%.

A participação foi de 62,48%, bem acima dos 40% necessários para que o referendo fosse válido.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro