Rio 2016: conheça as regras e a história do levantamento de peso - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 24/04/2024
 
04/07/2016 - 11h23m

Rio 2016: conheça as regras e a história do levantamento de peso

Portal EBC 
Divulgação/COB
Prova é dividida em duas técnicas de levantamento: o arranque e o arremesso
Prova é dividida em duas técnicas de levantamento: o arranque e o arremesso

Brasília - O levantamento de peso, ou halterofilismo, estreou nos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, em Atenas 1896, como uma disputa exclusivamente masculina. As mulheres só tiveram a chance de medir forças mais de cem anos depois, em Sidney 2000.

O esporte é dividida em categorias por peso: sete para os homens, sete para as mulheres. A prova é dividida em duas técnicas de levantamento: o arranque e o arremesso. Ganha quem levantar mais peso somando o que foi carregado nas duas provas.

Cada atleta tem três tentativas para levantar o peso que estipulou. Após uma tentativa bem sucedida, ele pode ir aumentando paulatinamente o número de discos na barra.

A União Soviética ainda é recordista no masculino com 39 medalhas de ouro, seguida dos Estados Unidos e da China, com 15. No feminino, a liderança é da China com 14 ouros, seguido do Cazaquistão e da Tailândia, com 3.

As provas serão realizadas no Riocentro - Pavilhão 2, em Jacarepaguá, entre os dias 6 e 16 de agosto. A modalidade é organizada pela Federação Internacional de Levantamento de Peso (IWF) e no país pela, Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP).

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro