Rio das Ostras. Estilo calmo? Radical? São 15 praias , uma para cada gosto - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 27/04/2024
 
28/02/2012 - 01h54m

Rio das Ostras. Estilo calmo? Radical? São 15 praias , uma para cada gosto

Agência Hoje/Vincent Brommer 
Divulgação
A cidade se preparou para receber bem os turistas
A cidade se preparou para receber bem os turistas
  • Praia de Boca da Barra
  • Praia Costazul
  • Exercícios nas praias, moradores incentivam e visitantes gostam
  • Praia de Itapebussus
  • Praia do Remanso
  • Praia Virgem

A cidade é relativamente pequena, fica a 170 quilômetros do Rio de Janeiro, e nos últimos 20 anos se transformou de uma atraente colônia de pescadores de 10 mil habitantes, em um dos mais famosos e atraentes destinos turísticos do Brasil.

Hoje vivem por lá 105 mil pessoas. Nos fins de semana e nos feriados prolongados, porém, chegam perto de 200 mil visitantes, a maioria de Minas Gerais, embora tenha gente de todo lugar; São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Goiás e do próprio Rio de Janeiro, claro.

O nome é Rio das Ostras. É conhecida desde os idos de 1575, quando a região era habitada apenas pelos índios Tamoios e Goytacazes. Cresceu muito como distrito de Casemiro de Abreu, até que em 10 de abril de 1992, ou seja, há apenas 20 anos, obteve a emancipação política-administrativa e uma área de 230 quilômetros quadrados. Seu crescimento é um dos maiores do Brasil, média de 10% ao ano nos últimos oito anos.

O lugar é sinônimo de diversão. A cidade vive em função do turismo e se preparou para receber pessoas. São 70 hotéis e pousadas que oferecem mais de 3.300 leitos. Mesmo assim, quem for precisa fazer reserva e confirmar antes da viagem. Apesar de toda essa imensa rede hoteleira, a média de ocupação é de 95% e não raro chega a 100%.

De tantas atrações fica até difícil escolher aonde ir. Em 23 quilômetros de litoral, existem 15 praias belíssimas, capazes de agradar qualquer tipo de turista, desde o garotão que gosta de surfe, até o empresário que prefere se distrair pescando um robalo. Ou a guria animada com os quiosques que servem água de coco e pratos típicos da gastronomia regional e, de quebra, reúnem muita gente bonita, homens e mulheres.

A Prefeitura da cidade faz questão de divulgar as atrações da cidade. Veja o que eles dizem:

A natureza foi generosa com Rio das Ostras. Suas 15 praias encantam pela preservação e infra-estrutura. O visitante encontra águas calmas e ideais para banhos. Mas, quem prefere emoções radicais pode contar com praias perfeitas para o surfe. Aliás, quando o assunto é praia Rio das Ostras tem opções para todos os estilos e o sol brilha pelo menos 300 dias por ano.

Seja no Centro ou na orla dos bairros, a cidade convida para bons momentos. Bares, restaurantes e quiosques com o melhor da gastronomia regional. Atrações como a Praça da Baleia e área de lazer na orla de Costazul. Novas e belas paisagens incorporadas ao cenário natural com as obras de paisagismo e urbanização das praias do Centro, do Cemitério e da Tartaruga.

Roteiro turístico que inclui também a Lagoa de Iriry, o Parque Municipal e o Parque dos Pássaros, o maior viveiro da América Latina. Destaque para o Monumento Natural dos Costões Rochosos, faixa de reserva ecológica, rica em fauna e flora.

Todo esse patrimônio natural é preservado com responsabilidade. Rio das Ostras tem hoje um dos mais eficientes e modernos sistemas de esgotamento sanitário do país, que impede a poluição do meio ambiente e garante a saúde de toda cidade. Um conjunto de obras iniciado em 2005 e que coloca Rio das Ostras na lista dos poucos municípios brasileiros que investem continuamente em tratamento de esgoto.

Os atrativos históricos também fazem da cidade um lugar especial. Museus, centros culturais, feira de produtos artesanais e a variedade do comércio, integram a programação dos visitantes.

A cidade que dá show de natureza também cria, incentiva e aprimora eventos que estão no calendário nacional.A cada ano, o carnaval e o réveillon recebem mais visitantes. Milhares de pessoas, gente de todas as regiões do país participam de eventos como o Encontro Nacional de Motociclistas, o Ostra Cycle e o Festival de Frutos do Mar, considerado uma das maiores referências em gastronomia no Estado do Rio de Janeiro.

Platéias se unem para apreciar o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, evento que já ultrapassa nossas fronteiras com atrações nacionais e internacionais.

Sem exageros, Rio das Ostras é um ótimo lugar para ir. Para quem chega de avião no Aeroporto do Galeão, é só atravessar a ponte Rio-Niterói e seguir na direção de Vitória, capital do Espírito Santo. Inicie a contagem dos quilômetros a partir daí. Quando indicar 170, com certeza você estará chegando na cidade e nas praias fantásticas.

São dezenas de bons hotéis e de pousadas charmosas. É fácil escolher, mas a dica é para uma que fica próxima do centro e agrada a grande maioria das pessoas que passam por lá. Chama-se Pousada dos Corais, tem quartos agradáveis, ótimo café da manhã, muita higiene e atendimento diferenciado, quase personalizado. Vale a pena.

Os preços? Esses variam muito. Na época da alta estação não espere descontos, mas no período de menos gente (Rio das Ostras sempre tem visitantes, brasileiros ou estrangeiros) é possível conseguir descontos de 30%, 40% e mais raramente 50%. Nas pousadas é mais fácil, a conversa menos formal.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro