São Paulo, SP, 25/06/2019
 
16/10/2015 - 11h16m

Rosinha dos Santos busca vaga nas Paralimpíadas do Rio

Portal EBC* 
Reprodução
Além de não ter conseguido ir a Londres em 2012, ela teve de superar no ano passado um câncer de garganta
Além de não ter conseguido ir a Londres em 2012, ela teve de superar no ano passado um câncer de garganta

Brasília - Entre os principais nomes do esporte paralímpico está a atleta pernambucana Roseane Ferreira dos Santos mas conhecida como Rosinha dos Santos. Vítima de amputação da perna esquerda, após acidente na infância, em Recife, ela trocou a vida de empregada doméstica pela de atleta e foi no atletismo que a medalhista encontrou o seu talento.

Disputando em modalidades de arremesso de peso e lançamento de disco, logo na sua estreia em Sydney no ano de 2000, Rosinha conquistou a tão cobiçada medalha de ouro em ambas as modalidades. A atleta também participou das paraolimpíadas em Atenas-2004 e Pequim-2008.

Além de não ter conseguido ir a Londres em 2012, ela teve de superar no ano passado um câncer de garganta. Com a doença, Rosinha teve que se afastar do esporte para passar por sessões de quimioterapia. E foi neste período que acabou fundando a Associação Atlética Rosinha dos Santos, que auxilia jovens e atletas paralímpicos.

Em janeiro deste ano com a alta da quimioterapia e a convocação para o Parapan a atleta pode voltar a sorrir. Na competição ela conquistou mais uma medalha e com o bronze que trouxe de Toronto, veio também a confiança para disputar as próximas competições.

*Colaborou Ellen Braga

Hoje São Paulo

© 2012 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro