Russomano ganha; PSDB perde - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 28/03/2024
 
24/07/2016 - 19h30m

Russomano ganha; PSDB perde

 

RUSSOMANO GANHA; PSDB PERDE

O deputado federal Celso Russomano foi absolvido pelo STF e está livre para disputar as eleições em São Paulo, onde as pesquisas atestam que ele está na liderança isolada na preferência dos eleitores.

A notícia tira um pouco do fôlego do PSDB que, no fundo, contava com a ausência de Russomano na disputa para atrair boa parte dos seus votos.

Agora, a tarefa de João Dória e do seu padrinho Geraldo Alckmin fica mais difícil.

AÇÕES DESPENCAM

A quantidade de ações de cobrança de condomínios por falta de pagamento registraram queda de 67% em julho, na comparação com o mesmo mês de 2015.

No ano passado foram 1.1150 ações e agora, 384, segundo dados do Tribunal de Justiça de São Paulo, levados à público pela AABIC (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios. 

Tudo por conta da mudança do Novo Código de Processo Civil

PÉSSIMO EXEMPLO

Os bancos brasileiros aumentaram, mais uma vez, as taxas de juros no cheque especial.

A maior alta ficou por conta do Banco do Brasil e chega a 12,83% ao mês, um escândalo em termos financeiros. Bradesco e Caixa Econômica Federal também aumentaram.

Nenhum dos sete principais bancos - Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Safra e Santander - alteraram as taxas cobradas nas operações de crédito pessoal. Entre eles, os juros mais altos estão no Santander (8,49%) e os mais baixos na Caixa Econômica Federal (5,50%).

Os dados são do Procon-SP.

GOLPISTA NÃO!

No primeiro sinal de que deixará o grupo dos indecisos e passará a apoiar o processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, o senador Cristovam Buarque (PPS-DF), disse que não teme ficar rotulado como golpista.

Considerado um dos parlamentares mais respeitados do Congresso, disse em alto e bom som que o direito de defesa de Dilma foi respeitado, não existem tanques apontando para o prédio do Senado e nem comando militar tutelando o Congresso.

Segundo ele, não dá para comparar a situação atual com a de João Goulart que foi deposto pelo golpe militar.

CHINESES EM SÃO PAULO

Dos 416 atletas chineses que vieram ao Brasil para participar dos Jogos Olímpicos, 411 optaram por fiar em São Paulo durante o período de aclimatação.

Apenas a equipe de tiro não ficou concentrada no Estado.

Além dos chineses, São Paulo recebeu atletas de 22 países, entre eles, Alemanha, Estados Unidos e Israel.

SINAIS DE RECUPERAÇÃO

Dois sinais indiscutíveis de que a economia brasileira está se recuperando. Devagar, é verdade, mas firme.

1 - FecomercioSP confirma que confiança dos empresários do varejo paulistano cresceu 5,6% em julho e 9,8% em relação a julho de 2015. Esta é a primeira elevação anual depois de 29 meses de quedas seguidas.

2 - Pesquisa patrocinada pela Lello, imobiliária com 18 filiais em São Paulo, ABC, interior e capital, identificou aumento de 24% na venda de imóveis usados também em julho.

USP E BOEING

Voluntários estão sendo recrutados pelo Centro de Engenharia de Conforto da Escola Politécnica da USP para participarem de testes de conforto de passageiros em viagens de avião.

Os testes serão realizados em setembro, em São Paulo, com 30 voluntários selecionados.

Os interessados precisam ter mais de 18 anos, boas condições de saúde e experiência de três voos anteriores. Mais informações serão fornecidas para quem solicitar no e-mail: conforto@usp.br

Os resultados serão usados para melhorar o conforto de novos modelos de aeronaves da Boeing, um dos maiores fabricantes de aviões do mundo.

PROCON ALERTA

A proliferação de cursos livres está dando o que falar.

Somente no primeiro semestre de 2016, o Procon de São Paulo recebeu 4.040 reclamações de consumidores que se sentiram ludibriados de diferentes formas. No Brasil, passam de 10 mil.

As duas principais queixas: promessas não cumpridas e dificuldades para cancelar os serviços.

O Procon recomenda atenção especial com os cursos preparatórios para concursos públicos, línguas, informática, desenho e fotografia. Aqueles que prometem emprego certo após sua conclusão mentem. É confusão na certa.

LICITAÇÕES

Com a promessa de profissionalizar e democratizar o acesso às licitações, a empresa curitibana Mannesoft apresentou ao mercado o Winner, que vem a ser um software com capacidade para controlar a produção de propostas e documentos, além de monitorar preços praticados pelo mercado.

Luis Armando Dias, CEO da Mannesoft, entende que os processos de licitação continuam influenciando fortemente a atividade comercial brasileira.

Algumas construtoras estão avaliando o produto.

MEDO DA LAVA JATO

A Câmara Americana de Comércio (Ancham) está se movimentando para levar 25 empresários brasileiros interessados em participar da 1ª Missão Empresarial Brasileira de Compliance.

A ideia é fazer uma agenda de trabalho em multinacionais e instituições norte-americanas, com visitas e palestras em Washington e Nova Iorque, no período de 10 a 16 de setembro.

Em tempos de medo da Lava Jato, os programas de compliance avançam nas empresas brasileiras.

Para quem ainda não sabe, compliance é uma série de regras para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas pelas autoridades para o negócio e atividades de uma empresa ou instituição.

1.000 PATENTES

Ao completar 50 anos de existência, a Unicamp alcançou a marca de 1.000 patentes depositadas junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

Consiste em obter uma levedura modificada geneticamente capaz de aproveitar mais açúcares para a produção de etanol de segunda geração.

A tecnologia tem como inventores o professor Gonçalo Amarante Guimarães Pereira, do Instituto de Biologia, e os alunos Leandro Vieira dos Santos e Renan Augusto Siqueira Pirolla.

TUDO GRÁTIS

A Clínica Oftalmológica da Vila Olímpica atendeu 900 pessoas até segunda-feira, dia 1. O movimento continua grande o suficiente para gerar a expectativa de três mil atendimentos até o final das competições.

O serviço é gratuito para os mais de 10.500 atletas, técnicos e membros das delegações de 205 países e inclui consultas, exames, doação de óculos de grau e de lentes de contato e distribuição de materiais de prevenção ocular.

LEI MARIA DA PENHA

No domingo, dia 7 de agosto, a Lei Maria da Penha completa 10 anos.

Os dados estatísticos sobre a violência contra a mulher impressionam. De acordo com o Mapa de Violência, publicação que trata do assunto com autonomia, a cada quatro minutos, uma mulher dá entrada no SUS vítima de violência.

Unidades de saúde recebem para tratamento 405 mulheres agredidas por dia.

GOVERNO VENDE

Depois de muito barulho, a Justiça autorizou o Governo de São Paulo a alienar imóveis ociosos, revertendo os recursos obtidos para aplicação em obras de interesse público.

A decisão foi tomada pelo juiz Carlos Bueno. Agora, o assunto será encaminhado para aprovação na Assembleia Legislativa, onde o governador Geraldo Alckmin tem maioria folgada.

CÂMARA LIBERA

A Câmara Municipal de São Paulo liberou para o público o seu "Espaço Wi-Fi Livre", no térreo. Oferece sinal de internet gratuito, com boa velocidade, tomadas para carregamento de celulares, tablets e notebooks e mesas com bancos.

Funcionamento das 9h às 21h, de segunda a sexta-feira.

É mais um passo para tentar se aproximar da população. No ano passado, a Câmara abriu para o público a sua quadra poliesportiva que antes era exclusividade de vereadores e funcionários. Também reformou as praças Paulo Kobayashi e Vladimir Herzog.

CHEQUE ALTO

O valor médio dos cheques emitidos no Brasil continua subindo e chegou a R$ 2.498,00 em 2016, de acordo com levantamento feito pelo Banco Central.

Os cartões de débito e de crédito ficaram com média bem menor, embora sejam mais utilizados.

NOMEAÇÃO ILEGAL

O Instituto Federal da Bahia firmou contrato com uma empresa terceirizada para preencher o cargo de intérprete/tradutor de Libras, a Língua Brasileira de Sinais.

Acontece que o Instituto fez um concurso público para preencher os cargos em 2014, o qual tem candidatos aprovados e permanece válido de acordo com a legislação em vigor.

A contratação de outras pessoas, diretamente ou via empresas, é ilegal. O Ministério Público Federal da Bahia descobriu e ajuizou ação civil pública para que o Instituto cancele as contratações irregulares e nomeie candidatos aprovados no concurso.

SKAF E MEIRELLES

Paulo Skaf, presidente da Fiesp, foi bastante objetivo na conversa que teve na sexta-feira, dia 29, com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

“Nossa posição é radical contra a CPMF e contra qualquer aumento de impostos. O governo tem que apertar o cinto.”, disse ele, sem meias palavras. A afirmação representa a posição de 99% dos industriais paulistas.

Skaf também tocou em outros pontos importantes para a economia, como a volta do Programa Reintegra, a valorização excessiva do real, a falta de crédito e a necessidade de limitar os gastos públicos.

Quem estava por perto contou que o ministro ouviu, deu um sorriso discreto e não falou nada.

ÔNIBUS PADRÃO FIFA

Vida mansa para o torcedor que desembarcar no Aeroporto de Guarulhos e quiser assistir as 10 partidas de futebol dos Jogos Olímpicos de 2016 que serão realizadas em São Paulo.

A EMTU-SP criou uma linha especial do Airport Bus Service, um ônibus especial padrão Fifa, que vai levar os interessados do Aeroporto até a Arena Corinthians. A mordomia só vale nos dias dos jogos.

Os ônibus têm ar-condicionado, poltronas estofadas e reclináveis e sistema wi-fi. O preço da passagem será de R$ 45,50 para cada trecho de ida ou de volta.

CAÇA NO SHOPPING

Como a réplica do novo caça da Força Aérea Brasileira, o Gripen NG, entrou na Praça Central do Shopping Iguatemi, em Brasília? O avião pesa três toneladas e tem uma envergadura de mais de 10 metros.

As imagens que mostram a operação genial tiveram mais de 160 mil visualizações, com um alcance de 1 milhão de pessoas e dois mil compartilhamentos.

O vídeo está no site do Shopping no Facebock. Veja também no link:

http://drive.google.com/file/d/0B9TNodoSKoiPNl9uUWtqdWFTQ2c/view?pref=2&pli=1

GUARANÁ E CHÁ VERDE

A ação antioxidante do guaraná é 10 vezes maior do que a do chá verde.

A confirmação de que o guaraná é fonte importante de compostos químicos conhecidos como catequinas foi feita através de ensaios clínicos com voluntários humanos saudáveis.

A conclusão é de que o guaraná reduz o estresse oxidativo no organismo, relacionado ao surgimento de doenças neurodegenerativas e cardiovasculares, diabetes e câncer, inflamações e envelhecimento precoce em virtude da morte de células, entre outras condições prejudiciais à saúde e ao bem-estar.

A descoberta foi feita por pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP). Já os ensaios foram coordenados pela pesquisadora Lina Yonekura, com apoio da Fapesp.

LOS CARPINTEROS

Críticas duras aos políticos, mas com bom humor, é o que mostra a exposição do grupo cubano Los Carpinteros, apresentada no Centro Cultural Banco do Brasil, no centro de São Paulo, até 12 de outubro.

Marco Castillo e Dagoberto Rodriguez trouxeram de Havana mais de 70 criações, com desenhos, esculturas, vídeos e instalações representando as diferentes fases da dupla nos últimos 30 anos, além de trabalhos inéditos.

CBN PET

O mundo pet está realmente em alta.

A CBN anunciou a estreia na segunda-feira, 1º de agosto, de um quadro semanal sobre a melhor forma de tratar os bichos de estimação, principalmente cães e gatos.

O quadro terá a presença da veterinária Carol Rocha, mestre em comportamento animal. O âncora será Fernando Andrade.

Como diferenciais, cobertura total das questões que vão da alimentação a técnicas de adestramento, passando por terapias e adoção. O quadro será apresentado logo depois do Repórter CBN das 16h.

DESCONTÃO

As pessoas que se submeteram a cirurgia bariátrica têm direito a desconto obrigatório de 50% em refeições na modalidade "rodízio" e "festival de pratos" no Estado de São Paulo. Nos demais restaurantes, o desconto varia de um mínimo de 30% e um máximo de 50%.

Não se trata de promoção ou recomendação. É Lei mesmo, tem o número 16.270/2016, está em vigor , foi aprovada pela Assembleia Legislativa e vale para todo o Estado de São Paulo.

A Associação Brasileira de Gastronomia, no entanto, não gostou do descontão e entrou esta semana com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no STF para anular a Lei.

O STF ainda não decidiu como vai ficar.

GRATUITOS NA FGV

A Fundação Getúlio Vargas está oferecendo oito cursos gratuitos, sendo cinco na área de finanças pessoais e três na área de sustentabilidade.

Cursos na área de Finanças Pessoais

- Como organizar o orçamento familiar – 12h

- Como fazer investimentos 1 – 12h

- Como Planejar a Aposentadoria – 10h

- Como fazer investimentos 2 – 8h

- Como economizar em tempo de crise – 8h

Cursos na área de Sustentabilidade

Sustentabilidade no dia a dia: orientações para o cidadão – 12h

Sustentabilidade, um valor para a nova geração: orientações para o professor de ensino fundamental – 15h

Sustentabilidade aplicada aos negócios: orientações para gestores – 10h

MARTA? CHALITA?

O estranho silêncio do presidente interino Michel Temer sobre a candidata do seu partido, o PMDB, à Prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy, foi explicado por um dos ministros mais próximos da seguinte maneira:

"Vamos esperar a convenção, marcada para sábado. Depois, o presidente se manifesta".

Até agora, o Palácio do Planalto não confirmou a presença de Temer. Paulista, com presença marcante na capital há muitos anos, na eleição passada ele trabalhou fortemente por Gabriel Chalita, hoje vice de Haddad, do PT.

MEDO NOS MINISTÉRIOS

O medo de perder o emprego tomou conta da Esplanada dos Ministérios em Brasília.

Na semana passada, 80 e tantos foram demitidos no Ministério da Cultura; nesta quinta-feira são mais de 70 mandados embora no Ministério da Saúde. Espera-se novas listas no Planejamento, na Fazenda e na Educação.

Na verdade, muitos dos demitidos são servidores comissionados, admitidos sem concurso público e sem atender critérios técnicos. Ocupam cargos estratégicos, com salários acima de R$ 20 mil, escolhidos por conta de amizades ou de interesses políticos.

Resta saber quem serão os substitutos. Comissionados ou concursados?

SEM BRIGAS

Em São Paulo, o prefeito Fernando Haddad decidiu não polemizar com seus concorrentes.

Com uma administração que tem apenas 8% de aprovação dos paulistanos, seus leais assessoes acham que não é hora de provocar. A campanha vai se limitar a mostrar os principais pontos positivos -  corredor de ônibus e ciclovias.

APLAUSOS

Populares aplaudiram calorosamente a ação da Polícia Federal para prender o contraventor Carlinhos Cachoeira. Hospedado em um hotel cinco estrelas, em apartamento com vista para o mar de Copacabana, ele foi levado, sem algemas, até o camburão.

Perto dalí, em Ipanema, uma praia ainda mais badalada, Fernando Cavendishi, controlador da Construtora Delta,  também foi preso. Os dois são acusados de formar uma organização criminosa para fraudar R$ 360 milhões.

DILMA APOIA

A presidente afastada Dilma Rousseff voltou a dizer que está à disposição de candidatos progressistas para apoiá-los nas eleições municipais de outubro próximo.

Quem quiser, é só pedir.

MULHERES EM DIA

Pesquisa feita pela empresa TeleCheque identificou que as mulheres brasileiras honraram mais os seus pagamentos com cheques pré-datados do que os homens.

Em junho, 96,35% dos cheques emitidos por elas na Região Sudeste foram pagos em dia. Na Região Sul a posição foi ainda melhor: 97.08%. Veja a situação em outras áreas: Centro-Oeste, com 96,63%; Nordeste, com 96,53%; e Norte, com 95,01%.

MULHERES EM DIA 1

Em relação ao pagamento de crediário, as mulheres também estão na frente dos homens, com 85,31% das compras parceladas rigorosamente em dia. Os homens só pagam em dia 79,22% dos compromissos.

O trabalho levantou dados de 20 segmentos da economia, de alimentação até vestuário, passando por magazines, móveis e artigos para o lar. Nesse tipo de pesquisa são monitorados 10 mil pontos de venda em 890 municípios.

SANTA CATARINA

Produtores de Santa Catarina estão garantindo o abastecimento em São Paulo. De janeiro a junho deste ano, eles entregaram no Ceagesp 86 mil toneladas de alimentos, no valor total de R$ 285 milhões.

Santa Catarina ainda forneceu toda a carne de siri (100%) e a maior parte dos mariscos (95%), mexilhão (72%) e ostra (60%). Respondeu ainda por 58% do total comercializado de meca, 56% de abrótea e 51% do peixe castanha.

Mais de 20% do total de tainha vendida em São Paulo também veio de lá, quase a mesma proporção de outras espécies bastante apreciadas como o cação, sardinha, pampo e xixarro.

CORINTHIANS

A diretoria do Corinthians pisou no freio em termos de gastos. Em 2015, o clube pagou uma média de R$ 10 milhões por mês em salários e encargos com os jogadores da equipe profissional.

Este ano, conseguiu reduzir para R$ 8 milhões. Agora, com a venda de Alexandre Pato para o futebol da Espanha, enxugará a folha em mais de R$ 1 milhão, R$ 800 mil de salário e R$ 200 mil de encargos e vantagens.

A ordem é gastar pouco e bem.

VILA OLÍMPICA

Lamentável o que está acontecendo na Vila Olímpica. Depois da Austrália, dirigentes e atletas da Suécia decidiram sair de taxi e procurar acomodações mais adequadas e seguras em hotéis do Rio.

Quem vai pagar a conta? As comitivas que nem vieram preparadas para isso? O COI? A Prefeitura?

Duas construtoras experientes, a Carvalho Hosken e a Odebrecht, construíram os 31 prédios com 3.604 apartamentos que formam a Vila Olímpica. A Prefeitura fiscalizou ou diz que fiscalizou e deu o habite-se.

Agora começa o jogo de empurra. A Prefeitura diz que o COI é responsável. O COI diz que é a Prefeitura. As construtoras respondem com o silêncio.

SEPARATISTAS

Pela primeira vez em mais de 20 anos, o movimento que tenta separar Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul do restante do Brasil ganha força suficiente para tentar reunir 1 milhão de assinaturas favoráveis.

Empresária, a gaúcha Anidria Rocha promete colocar quatro mil urnas em vários pontos durante as eleições municipais para obter votos e assinaturas dos simpatizantes. Depois de analisar a situação, juristas disseram que ações do tipo são permitidas, mas não tem respaldo legal.

No mundo, cerca de 400 movimentos separatistas tentam dividir países. Nos últimos anos, quatro deles conseguiram, a maioria na África.

No Brasil, a Constituição veta qualquer tipo de separação. O artigo primeiro diz textualmente: "A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito".

O MAIS RICO

O empresário João Dória Júnior, desde a convenção de domingo, 24, candidato oficial do PSDB à Prefeitura de São Paulo, é, disparado, o mais rico entre os nove aspirantes anunciados até agora.

A casa onde Dória mora e recebe políticos amigos tem 7.031 metros quadrados de terreno, 3.304 de área construída e vale R$ 46 milhões. Só de IPTU ele paga R$ 285 mil por ano, ou R$ 23.750 por mês.

As informações são da Prefeitura e foram levantadas pela Folha de S. Paulo.

MUDANÇA DE DILMA

Embora continue negando qualquer possibilidade de mudança de Brasília para Porto Alegre, antes do fim do seu mandato, em 2018, a presidente afastada Dilma Rousseff estaria com a maioria dos seus objetos pessoais separados e embalados para a viagem.

Até mesmo assessores próximos confirmaram que "está tudo pronto para a viagem". Para eles, a própria Dilma não acredita mais na possibilidade de reverter os votos dos senadores e evitar o impeachment.

Mesmo assim e ao contrário do que muitos imaginavam, a presidente continua reclamona, mas calma e sem choro.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro