Saiba mais sobre o Halloween e como comemorar esta data - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 24/04/2024
 
31/10/2014 - 16h00m

Saiba mais sobre o Halloween e como comemorar esta data

Agência Hoje 
Reprodução

São Paulo (Agência Hoje/Isabela Guiaro) - O Halloween, conhecido no Brasil como “Dia das Bruxas”, é uma festa tradicional e cultural que acontece geralmente em países que falam a língua inglesa, como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Irlanda, no dia 31 de outubro.

A palavra “Halloween” deriva da expressão escocesa "Allhallow-eve", que significa véspera do Dia de Todos os Santos, que, segundo o Cristianismo, é no dia 1 de novembro. Na região Celta, porém, havia a celebração do “Dia dos Mortos” no dia 2 de novembro, chamado Festival de Samhain.

História

Os celtas celebravam a “festa dos mortos” e acreditavam que o lugar onde os mortos ficavam era cheio de alegria. Na época do Halloween, porém, segundo a tradição deles, os espíritos de todas as pessoas que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano.

Para não serem possuídas, na noite de 31 de outubro as pessoas apagavam fogueiras e tochas, deixando suas casas frias, e vestiam fantasias para andar pelas ruas, assustando os espíritos que tentavam chegar perto.

A tradição foi levada aos Estados Unidos em 1840 após a ida dos irlandeses à América por passarem fome e dificuldades na Europa. Lá, o “Halloween” também é conhecido como o “Dia das Bruxas”.

Com o tempo, a celebração ganhou costumes como o “gostosuras ou travessuras”, que começou com cristãos pedindo doces na vizinhança e a cada um iriam fazer uma oração para ajudar os mortos irem para o céu, e a decoração das casas com abóboras, conhecidas como a Lanterna de Jack, personagem folclórico irlandês.

Nos Estados Unidos, o Halloween passou a ser associado com as bruxas, devido à mistura das lendas européias com as indígenas e dos africanos. Nessas histórias há, ainda, a questão do gato preto e o azar que ele traz caso uma pessoa cruze seu caminho.

Hoje, a comemoração do Halloween é um dos feriados mais rentáveis para o comércio norte-americano. Deixando a tradição de lado, a celebração acontece apenas para diversão. As casas são enfeitadas e as crianças saem pedindo doces em sua vizinhança. Além disso, acontecem grandes festas à fantasia.

Para comemorar

Aqui no Brasil a tradição não pegou, mas ainda dá para celebrar o dia. Foi separada uma programação de filmes e séries para comemorar a data.

Filmes

Halloween (1978) – Dirigido por John Carpenter, o filme conta a história de Michael Myers, um serial killer que foge do hospício na noite de Halloween, depois de 15 anos preso por assassinar sua irmã, aos 6 anos de idade.

O Iluminado (1980) – O filme, dirigido por Stanley Kubrick, foi adaptado do livro homônimo de Stephen King. Conta a história de Jack, um escritor que leva a mulher e o filho para ficarem isolados em um hotel durante o inverno. Esse isolamento acaba deixando Jack perturbado, causando perigo para sua família.

A Hora do Pesadelo (1984) – É o primeiro filme da sequência da história de Freddy Krueger, um homem que estuprou crianças na rua Elm e foi queimado vivo pelos vizinhos. Depois de morto, Freddy aparece para assombrar os adolescentes, porém de uma maneira que não dá para fugir: ele aparece no meio do sonho da pessoa, só sendo possível escapar se acordar.

A Bruxa de Blair (1999) – Conta a história de três estudantes que entraram em uma floresta para gravar um documentário sobre uma bruxa e nunca mais apareceram. Depois de um ano, suas câmeras são encontradas e o vídeo mostra o que aconteceu com eles.

It (1990) – Também adaptado do livro homônimo de Stephen King, o filme conta a história de uma pequena cidade que foi aterrorizada por um palhaço, principalmente as crianças. Depois de 30 anos, Pennywise, o palhaço, resolve retornar.

O Exorcista (1973) – Um dos maiores clássicos do terror, dirigido por William Friedkin, conta a história do exorcismo de uma garota de 12 anos que foi possuída por um demônio. Foi inspirado na história da garota Emily Rose.

O Massacre da Serra Elétrica (1974) – Com a descoberta de restos de 33 vítimas humanas, o assassinato em massa causado por Leatherface aterroriza a população do distrito de Travis, no Texas.

O Chamado (2002) – Após a morte de sua sobrinha, a repórter Rachel Keller resolve investigar o boato de que ao assistir uma fita, a pessoa recebe um telefonema anunciando sua morte. Rachel acaba assistindo o vídeo e ela descobre que a lenda era real.

Pânico (1996) – Uma série de assassinatos de adolescentes acontece em uma pequena cidade. Há uma suspeita de que os crimes tenham relação com a morte da mãe de Sidney Prescott, principalmente depois que ela é atacada.

Os Outros (2001) – Grace tem dois filhos que não podem ser expostos à luz, pois ela pode causar-lhes a morte, e mora sozinha com eles enquanto seu marido está na guerra. Com a chegada de empregados, coisas estranhas começam a acontecer na casa.

Séries

Supernatural – Os irmãos Winchester ganham a vida como caçadores de acontecimentos sobrenaturais, como monstros, demônios, deuses e lendas urbanas.

Dexter – A série gira em torno de Dexter Morgan, um psicopata e assassino em série extremamente inteligente.

American Horror Story – Com temporadas de abordagens diferentes, a série conta diversos casos de terror. A primeira temporada, “Murder House”, gira em torno de uma casa com acontecimentos sobrenaturais. A segunda, “Asylum”, conta os acontecimentos em um sanatório que também funciona como prisão. A terceira, “Coven”, é sobre uma das últimas gerações das bruxas de Salém. A quarta, “Freak Show”, está em andamento e é sobre um circo de aberrações.

Para as crianças

Filmes

A Noiva Cadáver (2005) – A animação de Tim Burton conta a história de um homem, vivo, que desce para o mundo dos mortos para poder se casar com um cadáver.

A Família Addams 2 (1993) – Morticia e Gomez, depois do nascimento de outro filho, não dão conta de cuidar das crianças, então contratam uma nova babá. Ela, porém, é uma fugitiva da polícia, sendo acusada de se casar com milionários e depois matá-los para herdar sua fortuna. Seu novo alvo é Fester Addams, mas Wednesday percebe o seu plano, fazendo com que a babá aconselhe Morticia a mandar as crianças para um acampamento de férias.

Matilda (1996) – Matilda é uma garota super inteligente e gênio da matemática, mas cresce em uma família que não liga para isso. Um dia ela percebe que tem poderes paranormais e acaba usando isso contra a perversa diretora de sua escola.

Da Magia à Sedução (1998) – As irmãs Owens acidentalmente matam o namorado de Gillian e tentam fazê-lo reviver. Ele, porém, retorna violento e elas acabam matando-o novamente e o escondendo no quintal. Um dia, um policial começa uma investigação sobre o desaparecimento.

Séries

Sabrina, Aprendiz de Feiticeira – Sabrina mora com suas tias e aprende a controlar seus poderes. Com elas, vive Salém, um bruxo sentenciado a viver como gato por 100 anos.

Os Feiticeiros de Waverly Place – Os irmãos Russo tentam viver uma vida de adolescentes normais, mas apresentam poderes. Eles aprendem a usá-los para, no futuro, batalharem para ficar com o poder da família.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro