São Paulo (Agência Hoje) - A Samsung anunciou em nota a realização de parcerias com o Procon para melhorar os serviços na área de atendimento, através de novas assistências exclusivas e tutoriais na internet. A iniciativa foi uma forma de comemorar o Dia do Consumidor.
De acordo com a nota, a empresa está comprometida com a excelência no atendimento e com a satisfação de seus clientes também no pós-venda, obtendo excelentes resultados.
Comparando fevereiro de 2014 com o mesmo mês em 2015, houve uma redução geral de 71% nas manifestações dos consumidores da Bahia. As reivindicações diretas caíram 92%, e os contatos intermediados pelo Procon diminuíram 52%.
“Isso demonstra que a Samsung está no caminho certo. Estamos fazendo as melhorias necessárias e estamos cada vez mais focados no atendimento aos nossos clientes”, avalia Luiz Ruiz, diretor nacional de Atendimento ao Cliente.
Parcerias com Procon
A empresa também tem inovado e realizado parcerias com unidades do Procon, visando ampliar ainda mais a qualidade de sua área de serviços. Há, por exemplo, workshops com as assistências técnicas da marca para aprimorar o conhecimento sobre “Direito do Consumidor”.
Foi disponibilizada, também, uma linha telefônica (hotline) exclusiva para o atendimento de casos encaminhados pelos órgãos de defesa do consumidor e Tribunais de Justiça. Com isso, a Samsung quer solucionar algumas demandas de seus consumidores de forma rápida, sem que haja a necessidade de abertura de um processo formal.
Ainda nesse contexto, a Samsung vem instalando totens de atendimento por videoconferência, e digitalizando a comunicação com as unidades de Procon. O objetivo desta ação é facilitar e dinamizar a comunicação, encurtando o tempo de resolução dos casos apresentados pelos consumidores.
Além disso, a Samsung é a primeira indústria de eletro-eletrônicos a participar, desde o projeto piloto, da plataforma Consumidor.gov, da Secretaria de Defesa do Consumidor, órgão do Governo Federal. Nesta, o consumidor faz reclamações com respaldo do Governo e recebe uma resposta em até 10 dias.
Solução Online
No capítulo das melhorias recentes, a Samsung identificou que parte dos contatos dos consumidores com a Central de Atendimento deve-se a falta de conhecimento de como configurar seus dispositivos, ou seja, algo que apenas com informações e possível solucionar.
Para esses casos, a empresa criou uma área em seu site www.samsung.com e também no YouTube, onde disponibiliza conteúdo online, como material explicativo ilustrado sobre as funções dos aparelhos e tutoriais em vídeo que já atingiram a marca de 400 mil acessos por mês em 2015.
Já o “Customer Forum” é um canal, no qual diversos usuários podem se comunicar e trocar dicas para o esclarecimento de dúvidas de forma colaborativa.
A Samsung também tem ampliado continuamente sua rede de assistências técnicas. Somente em 2015, a marca já inaugurou duas novas unidades modelo e exclusivas, em Recife e em Salvador, além de um centro de distribuição no Nordeste para dinamizar a reposição de peças ainda em 2014.
Sobre a Samsung
A Samsung Electronics adota a postura de inspirar o mundo e transformar o futuro com ideias e tecnologias transformadoras, redefinindo os mundos das TVs, dos smartphones, dispositivos vestíveis, tablets, câmeras, eletrodomésticos, impressoras, equipamentos médicos, sistemas de rede e semicondutores e soluções LED.
"Também estamos liderando completamente o espaço da Internet das Coisas, com nossas iniciativas de Casa Inteligente e Saúde, entre outras. Empregamos 307 mil pessoas em 84 países com vendas anuais de US $196 bilhões", afirma a empresa.
Mais informações podem ser obtidas no site oficial http://www.samsung.com e no blog oficial www.global.samsungtomorrow.com.