São Paulo, SP, 14/12/2018
 
06/12/2016 - 22h21m

Santa Casa contrata empréstimo de R$ 360 milhões na Caixa para dívidas

Agência Hoje* 
A2img/Sergio Dutti
Temer e Alckmin acompanham contrato de empréstimo da Caixa para Santa Casa de São Paulo
Temer e Alckmin acompanham contrato de empréstimo da Caixa para Santa Casa de São Paulo

São Paulo - A Santa Casa de Misericórdia assinou contrato de empréstimo de R$ 360 milhões com a Caixa Econômica Federal, nesta terça-feira, 6, em Brasília. O objetivo é usar os recursos para pagar dívidas, sair da crise e promover um processo imediato de reestruturação.

A assinatura do acordo foi acompanhada pelo presidente da República, Michel Temer, e pelo governador Geraldo Alckmin. Os recursos devem ser liberados em 30 dias.

"É um importante acordo, porque conseguiremos ajudar a Santa Casa de São Paulo, que é o maior hospital filantrópico do Brasil, com mais de 1.100 leitos, e atende ao SUS", declarou Alckmin.

Longo Prazo

O contrato prevê juros abaixo do mercado, de 16.38% ao ano, e quitação do valor será feita em dez anos, sendo que no primeiro ano a Santa Casa pagará apenas os juros do financiamento.

Uma das condições para efetuar o empréstimo é que os repasses feitos pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo à Santa Casa, antes quitados via Banco do Brasil, passem a ser feitos, a partir de janeiro de 2017, via Caixa Econômica.

Alckmin acrescenta que esse modelo de financiamento pode ser replicado a outras Santas Casas. "É um formato que ajuda um pouco a situação das Santas Casas, porque elas saem dos bancos privados - cujos juros são altíssimos -, colocam em dias seus fornecedores, compram melhor e reestruturam suas dívidas".

Além de Alckmin, estiveram presentes no evento o presidente da República, Michel Temer, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, o presidente da CAIXA, Gilberto Occhi, e o provedor da Santa Casa de São Paulo, José Luiz Setúbal.

Santa Casa

A Santa Casa de Misericórdia de São Paulo é a maior Instituição filantrópica e privada e uma das maiores prestadoras de serviços do SUS, realizando mais 8.000 atendimentos por dia.

Fundada há mais de quatro séculos, possui quatro hospitais próprios de média e alta complexidade e presta atendimento em várias unidades do governo estadual e municipal por meio de convênios.

O hospital central, localizado no bairro de Santa Cecília, é o maior hospital filantrópico da América do Sul e considerado um dos mais importantes centros de referência hospitalar do Estado de São Paulo.

* Com informações do Portal do Governo de São Paulo

Hoje São Paulo

© 2012 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro