Santa Paulina atrai turistas e investidores para Nova Trento, SC - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/04/2024
 
19/05/2012 - 16h50m

Santa Paulina atrai turistas e investidores para Nova Trento, SC

Folhapress/Giovana Perine 
Divulgação
Nova Trento fica a 85 km de Florianópolis
Nova Trento fica a 85 km de Florianópolis
  • Vista da cidade fundada por imigrantes italianos
  • Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, onde viveu Santa Paulina

NOVA TRENTO, SC (Folhapress) - A beatificação de Santa Paulina, há dez anos, transformou o perfil de Nova Trento (85 km de Florianópolis). Atraídos pelo turismo religioso, investidores locais e de fora da cidade apostam no lazer, no ecoturismo e nas vinícolas como forma de diversificar o turismo na região.

A cidade recebe cerca de 70 mil visitantes por mês. "Há alguns anos percebíamos que eles vinham, passavam o dia no santuário e iam embora. Hoje, isso está mudando", afirma o secretário de Turismo de Nova Trento, Eliésio Voltolini. Entre as novas atividades oferecidas está um roteiro pelo Vale dos Santuários -são mais três e varias igrejas e templos nos municípios vizinhos de Brusque e Angelina.

Segundo Voltolini, empresários e prefeituras da região também buscam integrar o turismo religioso ao de compras. As cidades de São João Batista e de Brusque, a menos de 30 quilômetros de Nova Trento, são importantes pólos calçadista e de vestuário da região Sul do país.

A cidade ainda tem dificuldades na rede hoteleira, apesar de o setor ter crescido cerca de quatro vezes na última década. São 400 leitos em apenas quatro pousadas e um hotel para atender os visitantes. "Nos finais de semana fica tudo lotado. Temos que orientar os turistas a procurar outras cidades", afirma Clébio Paiva, proprietário de uma pousada.

Em março deste ano, o empresário saiu de Brusque e o filho voltou da Inglaterra para investirem em Nova Trento. "Agora queremos atrair quem gosta de trilhas e aventura. A região é muito bonita e durante a semana fica praticamente vazia", diz Cleber Paiva, filho de Clébio.

Atentos a essa mudança no perfil turístico, empresários de Balneário Camboriú (a 60 quilômetros de Nova Trento) investiram R$ 8 milhões na construção de um teleférico que passa ao lado do Santuário Santa Paulina e de uma grande área verde. "O bondinho ficou pronto há apenas oito meses e superou todas as nossas expectativas", afirma o gerente comercial Luis Carlos Neves. O teleférico atrai cerca de 10 mil pessoas por mês.

Além da natureza, a cultura italiana é outro aspecto que está sendo explorado. Só na avenida que leva os turistas do centro da cidade até o santuário há seis vinícolas. Elas ficam abertas para visitação e degustação.

Visitantes

As mudanças são percebidas pelos devotos de Santa Paulina. Quinze pessoas da família Hoffmann chegaram à cidade para homenagear a santa, mas perceberam a variedade nas opções de lazer. "Queremos passear de bondinho e conhecer o comércio. Tem muito produto colonial", afirma o torneiro mecânico Hermenezez Hoffmann.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro