Santas Casas têm linha de crédito especial para quitar as dívidas - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 23/04/2024
 
09/10/2013 - 15h32m

Santas Casas têm linha de crédito especial para quitar as dívidas

Agência Hoje 
Reprodução
Santa Casa de Jacareí foi primeira a utilizar crédito através do Desenvolve SP
Santa Casa de Jacareí foi primeira a utilizar crédito através do Desenvolve SP

São Paulo (Agência Hoje) - As Santas Casas instaladas no Estado poderão usar uma linha de crédito especial do Programa Saúde São Paulo, com juros mais baixos, para quitar dívidas com fornecedores e bancos e ainda adquirir equipamentos médicos. Os recursos serão repassados pela agência de fomento Desenvolve SP.

O Hospital São Francisco de Assis, de Jacareí, foi o primeiro a se habilitar a esse tipo de financiamento, ao fazer pedido de liberação de R$ 19 milhões. O dinheiro pode ser  usado para quitar dívidas, adquirir equipamentos, móveis, importação de máquinas, compra de softwares ou aplicação em gastos com pesquisas, capacitação técnica e treinamento de pessoal.

"Nós estamos através da Agência Desenvolve SP financiando a dívida. Ou seja, a Santa Casa sai de um banco privado, que paga até 24% de juros para pagar 6,5%. Praticamente a inflação, à juros zero. O Governo equaliza a taxa de juros com recursos do orçamento", explicou o governador Geraldo Alckmin, ao anunciar o programa.

A taxa de juros aplicada às operações de reestruturação financeira, com recurso da linha de crédito BNDES Saúde, é de 8% ao ano e, como incentivo, a Secretaria da Saúde subsidiará a taxa referente à remuneração da Desenvolve SP: 1,5%. Já para a aquisição de máquinas, modernização e ampliação, a taxa de juros é de 6,8% ao ano. Neste caso, a Secretaria da Saúde subsidia 0,9%.

O financiamento oferecido às Santas Casas que atuam no Estado de São Paulo terá como garantia os repasses do Sistema Único de Saúde (SUS) aos hospitais e o prazo de pagamento é de até 10 anos.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro