Santo Antônio do Pinhal é refúgio mais indicado para quem quer sair do óbvio - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
29/07/2014 - 13h41m

Santo Antônio do Pinhal é refúgio mais indicado para quem quer sair do óbvio

Agência Hoje/Breno Marcolino 
Reprodução
A prática de esportes radicais atraem os visitantes
A prática de esportes radicais atraem os visitantes
  • Existem duas opções de trilhas, uma caminhada curta, já a outra é mais longa e leva os turistas aventureiros para o topo da Pedra do Baú
  • Entre os esportes radicais mais procurados está o rapel

São Paulo - Perfeita para quem quer fugir dos destinos comuns da temporada de inverno, a Estância Climática de Santo Antônio do Pinhal é uma opção fácil a apenas 30 minutos da cidade de Campos do Jordão. Mantendo o mesmo padrão de sua vizinha, porém, com um clima mais calmo, o lugar conquista com seus roteiros prontos para quem está à procura de uma aventura.

O clima sossegado de Santo Antônio do Pinhal contrasta com a história carregada de brigas por domínio de terras, a exploração do ouro e o trabalho escravo que acontecia na região.

Hoje, ela é uma alternativa para quem quer escapar do tumulto que se forma em Campos do Jordão, especialmente na época do Festival de Inverno, que lota a cidade e faz os turistas procurarem por estadia nas cidades aos arredores.

Esportes Radicais

A região com pouco mais de seis mil habitantes é cercada por picos e cachoeiras, o que contribui para a prática de esportes radicais, entre eles o mais comum, o rapel. As quedas d’água e paredes rochosas contribuem para a valorização da escalada.

O passeio de vôo livre partindo do Pico Agudo, um dos cartões-postais da cidade, é uma chance de apreciar a paisagem por completo de um ângulo diferente do habitual.

Há duas opções de trilhas para quem quer conhecer a parte silvestre em todos os seus mínimos detalhes. As mais leves são para pequenas caminhadas, passeios de bicicleta ou a cavalo, além do circuito de arvorismo. O trekking, uma caminhada mais longa, leva os turistas aventureiros para o topo da Pedra do Baú.

Compras

A região central do município acomoda um grande centro de compras carregado de charme e estilo, sem deixar nada a desejar sua vizinha, Campos do Jordão. Mas a sofisticação não impede que as fazendas e sítios continuem produzindo as iguarias famosas por lá.

Na Queijaria Capralemão, são vendidos queijos de cabra em diversas versões, sendo possível fazer a degustação antes da compra. Lá também é comercializado um sabonete produzido com o leite do animal.

O mel e a própolis são facilmente encontrados no Empório da Serra. Já no A Bodega são encontrados mais de 40 tipos de cachaça produzida artesanalmente.

Eventos

Durante a temporada de férias a cidade reúne diversos eventos que satisfazem todos os gostos. Um deles acontece entre os dias 7 e 10 de agosto, a 21° edição do Rodeio de Santo Antônio do Pinhal. Além das provas típicas da competição, em todas as quatro noites há atrações musicais reunindo o melhor da música sertaneja local.

Passeios

Uma das opções de passeio é fazer o trajeto de Campos do Jordão até Santo Antônio do Pinhal em um trem de ferro que passa pelo trecho ferroviário mais elevado de todo o Brasil. Em duas horas, é possível cruzar as duas cidades passando por caminhos cheios de curvas e paisagens a serem admiradas.

Pousadas

Para os que prezam por uma estadia cheia de regalias e serviços extras, a Quinta dos Pinhais Pouso e Charme conta com chalés com terraço amplo que oferecem uma vista panorâmica de toda a montanha. Todos eles são equipados com lareiras para as noites mais frias. Ainda é oferecido serviço de massagem e atividades extras como mini golfe e pesca.

Se uma estadia mais modesta é o que o turista procura, a Pousada Recanto das Orquídeas oferece o trivial por um bom preço. As acomodações são cercadas por jardins e o café da manhã conta com as melhores especialidades da região.

Restaurantes

O estabelecimento Das Senhoritas serve por tradição há mais de 20 anos o alfajor caseiro preparado pelo grupo de cozinheiras vindas da Argentina. Chocolates e biscoitos artesanais também estão incluídos no cardápio. Um bom café em clima de fazenda é a experiência proposta pelo local.

Já o restaurante Donna Pinha chama a atenção por funcionar no parque Jardim dos Pinhais, em meio a todo o clima verde que agrega a música ao vivo vinda de um piano colocado estrategicamente no centro do estabelecimento. Queijos e vinhos podem ser degustados enquanto se aprecia a bela vista dos jardins.

SERVIÇO:

Queijaria Capralemão

Endereço – Estrada do Machadinho, KM 2 – Fazenda Velha – Santo Antônio do Pinhal – SP

Telefone – (12) 98124-3264

Empório da Serra

Endereço – Avenida Antônio Joaquim de Oliveira, 646, Centro – Santo Antônio do Pinhal – SP

Telefone – (12) 3666-1292

Site - http://www.emporiodaserra.com.br/

A Bodega

Endereço – Estrada do Machadinho, KM 5, Santo Antônio do Pinhal – SP

Telefone – (12) 3666-1326

Site - http://www.abodega.com.br/

Quinta dos Pinhais Pouso e Charme

Endereço – Estrada do Pico, KM 3 – Santo Antônio do Pinhal – SP

Telefone – (12) 3666-2030/3666-1731/3666-2463/9776-9097

Site - http://www.quintadospinhais.com.br/

Pousada Recanto das Orquídeas

Endereço – Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro, s/n, Colônia Renópolis – Santo Antônio do Pinhal – SP

Telefone – (12) 3666-1102

Site - http://pousadarecantodasorquideas.com.br/

Das Senhoritas

Endereço – Avenida Ministro Nelson Hungria, 12120 – Santo Antônio do Pinhal – SP

Telefone – (12) 3664-1920

Site - http://www.dassenhoritas.com.br/

Donna Pinha

Endereço – Rodovia SP 46, 2600 – Santo Antônio do Pinhal – SP

Telefone – (12) 3666-2669

Site - http://www.donnapinha.com.br/

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro