Santos é tricampeão paulista ao vencer Guarani de novo, 4 a 2 - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 24/04/2024
 
13/05/2012 - 18h56m

Santos é tricampeão paulista ao vencer Guarani de novo, 4 a 2

Folhapres 
Divulgação
Santos - Campeão Paulista 2012
Santos - Campeão Paulista 2012

SÃO PAULO, SP (Folhapress) - No ano em que completa 100 anos, o Santos levanta a sua primeira taça. Em um jogo que teve um começo eletrizante, com quatro gols em 16 minutos, o Santos venceu o Guarani de novo, desta vez por 4 a 2, e sagrou-se tricampeão paulista, feito que não acontecia desde 1969 no Estado. O clube levantou o seu 20º troféu Estadual. O maior vencedor segue sendo o Corinthians, com 26 conquistas.

O Guarani entrou em campo sabendo que a sua missão para impedir a conquista santista era difícil, tendo que vencer por três gols de diferença só para levar a decisão para os pênaltis. E a situação ficou pior com 1min, quando Alan Kardec, em jogada iniciada por Neymar, marcou.

O Guarani não deu tempo de o Santos comemorar e empatou três minutos depois com Fabinho, após falha do goleiro Rafael, que bateu roupa e soltou a bola nos pés do atacante bugrino.

Aos 8min, Paulo César de Oliveira viu toque de mão intencional na área do Guarani e marcou pênalti. Neymar bateu e recolocou o Santos em vantagem.

Quando o jogo parecia ter diminuído a sua velocidade, o Guarani voltou a empatar, de novo em falha da zaga santista, agora foi Durval quem vacilou. Bruno Mendes chutou sem chances para Rafael.

O Guarani surpreendia o Santos com uma marcação sob pressão na saída de bola. O Santos não conseguia trocar passes e tampouco mantinha a bola no seu campo de ataque. O Santos parecia atordoado com o volume de jogo do Guarani, que não desistia, apesar de ter que marcar mais três gols para poder levar o jogo para os pênaltis.

Por pelo menos três vezes, o Guarani esteve muito perto de virar a partida, mas Rafael se redimiu e evitou. No banco de reservas era possível ver um Muricy Ramalho muito contrariado com a falta de troca de passes da sua equipe.

No segundo tempo era claro que as broncas de Muricy surtiram efeito. O pedido para o Santos desacelerar o jogo e ficar mais com a bola foi cumprido. O time administrava a partida, tocando a bola e deixando o Guarani longe do gol de Rafael.

O time do interior só teve uma chance na segunda etapa aos 24min, mas Rafael defendeu. Dois minutos depois, a estrela de Neymar brilhou mais uma vez. Ele saiu enfileirando adversários, tocou para Juan, que deu um drible da vaca em Bruno Peres e devolveu para o camisa 11, que de primeira recolocou o Santos em vantagem. Para quem ainda tinha dúvidas, era o gol do título. O 20º tento de Neymar no torneio, conquistando também a artilharia da competição.

A partir daí, o jogo se transformou em uma grande festa. A torcida gritava "olé" e "tricampeão". Neymar conduzia o time nos contra-ataques. O Guarani ainda lutava pela sua honra, para pelo menos empatar o jogo. Mas não teve jeito.

No fim, mais um castigo. Alan Kardec, que abriu os trabalhos, pedalou para cima de Emerson, driblou o goleiro aos 45min, e com o gol aberto só rolou para sacramentar o título santista. Veio o apito final e com ele deu-se início a uma tremenda festa em preto e branco.

SANTOS

Rafael; Henrique, Edu Dracena, Durval e Juan (Léo); Ibson, Arouca, Elano (Felipe Anderson) e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Alan Kardec. Técnico: Muricy Ramalho.

GUARANI

Emerson; Bruno Peres, Domingos, André Leone e Bruno Recife; Ewerton Páscoa (Ronaldo), Fábio Bahia, Danilo Sacramento e Medina (Max Pardalzinho; Fabinho e Bruno Mendes (Thiaguinho). Técnico: Oswaldo Alvarez

Local: Morumbi, em São Paulo

Juiz: Paulo Cesar de Oliveira (SP)

Gols: Alan Kardec, a 1min, Fabinho aos 4min, Neymar, aos 8min, e Bruno Mendes, aos 16min, do primeiro tempo. Neymar, aos 26min, e Alan Kardec, aos 45min, do segundo tempo

Renda e público: R$ 2.667.232 / 53.749 pagantes

Cartões amarelos: Juan, Neymar e Alan Kardec (SAN); Bruno Recife e Fábio Bahia (GUA)

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro