Santuário de Nossa Senhora Aparecida recebe 160 mil fiéis no Dia da Padroeira - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 29/03/2024
 
12/10/2015 - 22h55m

Santuário de Nossa Senhora Aparecida recebe 160 mil fiéis no Dia da Padroeira

Agência Brasil/Elaine Patricia Cruz 
Agência Brasil/Fabio Rodrigues Pozzebom
Em todo Brasil, católicos se emocionam e fazem homenagem a Nossa Senhora Aparecida
Em todo Brasil, católicos se emocionam e fazem homenagem a Nossa Senhora Aparecida

Aparecida, São Paulo - Cerca de 160 mil pessoas passaram nesta segunda-feira (12) pelo Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida (SP), no Vale do Paraíba, para as comemorações do Dia da Padroeira do Brasil.

Desde sábado, estão ocorrendo diversas atividades, celebrações e homenagens à padroeira. Pela manhã, por exemplo, houve uma missa especial para as crianças. Celebrada no altar central da Basílica de Aparecida, a missa das 7h contou com a participação ativa das crianças no coral, nas leituras, no ofertório e na entrada solene da imagem de Nossa Senhora.

A partir das 9h, ocorreu a tradicional missa solene, que reuniu fiéis e romeiros de várias partes do país. A programação desta segunda-feira (12) teve início com uma vigília à 0h, terminando com um show pirotécnico, que ocorreu após a missa de encerramento, às 19h. Pouco antes da missa, às 18h, os fiéis participam de procissão solene.

A expectativa da organização do evento é que 400 mil pessoas tenham passado pelo Santuário entre sábado (10) e esta segunda-feira (12).

ALCKMIN PARTICIPA DE MISSA FESTIVA NO SANTUÁRIO DE APARECIDA

Aparecida (Agência Hoje) Ao lado da primeira dama, o governador Geraldo Alckmin participou nesta segunda-feira (12), em Aparecida, da celebração festiva em honra a Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil.

A missa, realizada no Santuário Nacional, um dos maiores centros religiosos do mundo, reuniu mais de 35 mil pessoas neste feriado. Fiéis vindos de várias partes do país percorreram quilômetros até chegar à cidade.

Segundo Alckmin, que realizou a primeira leitura do rito solene, o município é um dos principais locais de turismo do Estado e merece importância. "Aparecida é estância turística. Este ano pode chegar [a receber] 13 milhões de romeiros e é um dos maiores centros de peregrinação do mundo", disse o governador, logo após o encerramento da celebração.

A homilia deste ano remeteu ao encontro da imagem da Virgem Maria no Rio Paraíba do Sul, que completa 300 anos em 2017. A cidade já se prepara para a festa, que deve receber novamente a visita do Papa Francisco.

No ano passado, quando foi ao Vale do Paraíba em uma passagem rápida, o pontífice disse que voltaria a Aparecida para a festividade do tricentenário do encontro da imagem. A direção da Basílica confirmou que passaram cerca de 160 mil romeiros neste 12 de outubro pelo local.

FIÉIS PEDEM A NOSSA SENHORA APARECIDA MELHORAS PARA O PAÍS

Brasília (Agência Brasil/Mariana Tokarnia) - Na procissão desta segunda-feira (12), em Brasília, o funcionário público Joaquim Braga, de 56 anos, que levou uma vela com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, tinha uma intenção especial: "vou pedir para ver se melhora a situação do país, pedir a Deus, Nossa Senhora. Só eles mesmo".

Ele disse que, neste ano, a situação está difícil. Assim como ele, várias pessoas somaram aos pedidos pessoais orações por melhoras econômicas e políticas no país.

Entre essas pessoas, estava o governador do Distrito Federal (DF), Rodrigo Rollemberg. Junto com a família e com deputados, o governador assistiu à missa dedicada à Padroeira do Brasil na Esplanada dos Ministérios.

Por causa da crise econômica, Rollemberg, que assumiu o cargo no início deste ano, aumentou tarifas, entre elas as das passagens de ônibus no DF e, assim como o governo federal, fará uma reforma administrativa. A nova estrutura do Executivo, com corte de secretarias e administrações regionais, será anunciada nos próximos dias.

Depois de participar da missa, o governador disse que a oração é importante, especialmente a Nossa Senhora Aparecida: "A gente pede que ela nos proteja, nos inspire e nos dê sabedoria para tomar as medidas adequadas."

Mal terminou a frase, Rollemberg foi interrompido pela decoradora Neide Alves: "Nossa Senhora o abençoe, governador. Estamos rezando, estamos acompanhando". Separada do governador por uma grade, Neide foi impedida de seguir com ele. "Rezo pelo governo todos os dias", diz. Neide carregava uma vela acesa, mas confessou: "esta não é para Rollemberg, é para uma causa especial".

A festa de Nossa Senhora Aparecida na capital federal reuniu cerca de 40 mil fiés durante todo o dia e 15 mil na missa de encerramento, segundo o balanço da Polícia Militar do Distrito Federal. A organização estimou a participação de 100 mil pessoas no evento. A cerimônia ocorreu no centro da Esplanada dos Ministérios, onde se se encontram as sedes dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.

"A gente pede que Nossa Senhora ilumine os nossos governantes, que bote o nosso país, que é muito maravilhoso, em mãos certas", disse a professora Carolina de Oliveira, que também participou da celebração. Após a missa, houve uma procissão e foram dadas as tradicionais bênçãos para os doentes, as famílias e os governantes.

Feriado nacional, hoje (12), é celebrado o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A imagem de Nossa Senhora da Conceição foi encontrada por três pescadores em 1717, às margens do Rio Paraíba. Em 1904, por ordem do papa Pio X, a imagem foi proclamada como sendo da Rainha do Brasil e passou a usar oficialmente a coroa ofertada pela Princesa Isabel, em 1884, e o manto azul -marinho. Anos depois, em 1930, o papa Pio XI proclamou a Virgem Aparecida Padroeira do Brasil.

São muitos os milagres atribuídos à santa. Todos os anos, no dia da padroeira, milhares de fiés visitam o Santuário Nacional de Aparecida, na cidade de Aparecida, no Vale do Paraíba, em São Paulo.

Em Brasília, a programação começou às 9h, com missa para as crianças e coroação de Nossa Senhora Aparecida. Durante o dia, houve também homenagem dos jovens à santa e terço dos homens. As celebrações encerraram-se com a missa e a procissão. A missa foi presidida pelo núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni D'Aniello, que é o representante diplomático da Santa Sé, e concelebrada por todo o clero da arquidiocese.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro