São Paulo: medo de piora na economia retrai intenção de compras para Dia das Crianças - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 29/03/2024
 
07/10/2014 - 17h49m

São Paulo: medo de piora na economia retrai intenção de compras para Dia das Crianças

Agência Brasil/Marli Moreira 

São Paulo - O movimento no comércio varejista deve cair neste período que antecede o Dia das Crianças e deve continuar retraído pelo resto do ano, na comparação com o 2013, segundo levantamento feito pelo Programa de Administração do Varejo (Provar) da Fundação Instituto de Administração (FIA) em parceria com a Felisoni Consultores Associados.

A pesquisa que avalia a intenção de compra dos paulistanos para o último trimestre mostrou que 40,4% dos entrevistados pretendem consumir bens duráveis, o que representa uma queda de 6,4 pontos percentuais em relação a igual período do ano passado. Já o índice que mede a intenção de uso do crediário atingiu 63,4%, o que indica um recuo de 4,9 pontos percentuais.

Esse índice foi o mais baixo dos últimos oito anos e resultou de uma base de consulta com 500 consumidores da cidade de São Paulo, sondados sobre o desejo ou não de comprar produtos eletroeletrônicos; informática; cama, mesa e banho; cine e foto, móveis; telefonia e celulares; material de construção; linha branca; vestuário e calçados; automóveis e motos; imóveis; eletroportáteis e viagens e turismos.

“Acreditamos que esse Natal será pior que o do ano passado”, apontou Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Conselho do Provar/FIA. Na avaliação dele, o desempenho no varejo ainda deve continuar fraco em 2015, independentemente do resultado da eleição presidencial. Ele justificou que o próximo ano será um ano difícil poque haverá necessidade de ajustes dos preços administrados como o reajuste da gasolina, o que irá, certamente, causar impacto na inflação.

Os artigos de vestuário lideram a intenção de compra tendo sido apontados por 20,8% dos entrevistados, seguido por gastos com viagens e turismo (12,8%); eletroeletrônicos (9%) e material de construção (7,8%). Já no quesito referente aos valores a serem gastos, o setor de imóveis liderou com índice de 38,2%, seguido por automóveis e motos (16,5%). Nas variações negativas estão os eletroportáteis (-53,2%); cama, mesa e banho (-47,6%) e linha branca (-31,8%).

Para Felisoni, as famílias estão preocupadas com a inadimplência, juros altos e inflação.

Já a pesquisa sobre a intenção de compras pela internet apresentou avanço de 0,8 ponto percentual, com pretensão de aquisição por 85,5% dos paulistanos. Os produtos mais apontados são do setor de telefonia e celulares (28,6%), seguido de informática (26,6%) e eletroeletrônicos (25,3%).

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro