São Paulo vai atualizar vacinas de crianças em todos 645 municípios - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 25/04/2024
 
25/08/2013 - 00h03m

São Paulo vai atualizar vacinas de crianças em todos 645 municípios

Agência Brasil/Marli Moreira 
Cesar Ogata
Fernando Haddad, prefeito de São Paulo, e José de Fillipi Jr, secretário de Saúde, vacinam criança durante Campanha de Atualização
Fernando Haddad, prefeito de São Paulo, e José de Fillipi Jr, secretário de Saúde, vacinam criança durante Campanha de Atualização

São Paulo- No primeiro dia da campanha nacional de atualização das vacinas para os menores de 5 anos, 482.717 crianças compareceram aos postos de saúde nos 645 municípios de São Paulo. O número refere-se aos registros feitos até as 14h de hoje (24).

A campanha, que prossegue até a próxima sexta-feira, tem como meta checar a caderneta de vacinação de 2,8 milhões de crianças e aplicar as doses em atraso. Estão sendo oferecidas a imunização contra 15 tipos de doença, como paralisia infantil, gripe, febre amarela, rotavírus e meningite, além da vacina pentavalente para proteger as crianças contra as doenças difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite B.

Por meio de nota, a Secretaria Estadual da Saúde informou que caso os pais ou responsáveis tenham perdido a caderneta de vacinação de seus filhos, eles devem procurar o mesmo posto de saúde onde vacinaram as crianças anteriormente, onde poderão consultar a ficha de registro nos arquivos da unidade para saber quais vacinas foram aplicadas.

VACINAÇÃO EM SÃO PAULO DEVE IMUNIZAR 2,8 MILHÕES DE CRIANÇAS

São Paulo (Agência Brasil/Marli Moreira) - A campanha de atualização de vacinas para crianças até 5 anos de idade, aberta hoje (24) em todo o país, deve atender a 2,8 milhões de crianças em São Paulo, das 8h às 17h. Foram mobilizados 38,3 mil profissionais em 5,8 mil postos de saúde fixos e volantes em todo o estado.

Estão sendo aplicadas vacinas contra 15 tipos de doenças, entre elas paralisia infantil, gripe, rotavírus e meningite. A imunização também ocorre em relação à difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite B.

“Esta é uma campanha muito importante. Para que essas crianças estejam protegidas, é fundamental que mantenham a cobertura vacinal completa, de acordo com cada idade”, disse a pediatra Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde.

Ela destacou que a campanha também visa a proteger os menores contra a pneumonia cuja vacina deve ser aplicada aos 3 anos e 6 meses e aos 7 meses de vida com reforço aos 15 meses. Um balanço parcial da campanha de vacinação em São Paulo deverá ser divulgado às 17h.

CAMPANHA NACIONAL PRETENDE ATENDER 14,4 MILHÕES DE CRIANÇAS

Brasília (Agência Brasil/Ana Cristina Campos) – Começou neste sábado (24) a campanha nacional para atualizar a caderneta de vacinação de crianças menores de 5 anos. A campanha vai até dia 30. Todas as vacinas do calendário básico estarão disponíveis. A meta é vacinar as crianças que não estiverem com a caderneta em dia. O público nessa faixa etária é estimado em 14,4 milhões de crianças.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou hoje do Dia D de Mobilização da campanha nacional em um centro de saúde na Cidade Estrutural, região administrativa do Distrito Federal. “Hoje começamos a campanha de atualização das vacinas. Os pais têm que levar sua criança de até 5 anos ao posto de saúde. Leva a caderneta de vacinação e, se não tiver a caderneta, leva só a criança. São vacinas para quase 20 doenças, oferecidas pelo Sistema Único de Saúde [SUS] e os profissionais vão ver se a criança está com a vacina em dia ou não”, disse Padilha.

A campanha vai mobilizar 34 mil postos fixos de vacinação, além dos volantes, e 350 mil profissionais de saúde. As vacinas que estarão disponíveis nos postos são BCG (para a prevenção de formas graves de tuberculose), hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10-valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola, e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche). A ação ocorre em parceria entre o Ministério da Saúde e as secretarias estaduais e municipais de Saúde.

As crianças poderão receber também a suplementação de vitamina A para crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos, que moram nas regiões Norte e Nordeste e em municípios prioritários do Plano Brasil sem Miséria. O complemento contribui para reduzir o risco de morte por diarreia e ajuda no desenvolvimento das crianças.

Hoje o Ministério da Saúde está lançando o aplicativo Vacinação em Dia para tablets e celulares. No dispositivo móvel estarão disponíveis todas as vacinas ofertadas pelo SUS e o usuário poderá cadastrar até dez carteiras de vacinação. O aplicativo calcula quando se deve comparecer novamente para uma nova imunização e envia um lembrete por mensagem.

No Distrito Federal (DF), a Secretaria de Saúde espera avaliar a situação vacinal de 204.643 crianças. Os 120 postos de vacinação do DF vão funcionar das 8h às 17h.

Alekssandro Rodrigues do Santos, de 2 anos, recebeu a vacina para a poliomielite do próprio ministro Padilha. Ele estava acompanhado da mãe, a doméstica Maria Aparecida Rodrigues dos Santos, de 24 anos. “Acho importante atualizar a vacinação para a saúde dele. Eu tinha a suspeita de que tinha alguma vacina atrasada. Vou mais tranquila para casa”, disse Maria.

A bancária Mikaelly Alves, 30 anos, levou seu filho Heitor, de 10 meses, para tomar a vacina da febre amarela e a megadose de vitamina A “Tive essa boa surpresa de eles estarem dando a vitamina A, porque ele não toma polivitamínico. A campanha é importante, porque, além da conscientização dos pais de estarem atentos para atualizar a caderneta, tem a facilidade de os profissionais de saúde estarem aqui. As marcações às vezes são confusas e os agentes de saúde nos dão um apoio”, disse Mikaelly.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro