Secretário de Defesa dos Estados Unidos reconhece avanços da Al Qaeda no Iêmen - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
08/04/2015 - 10h58m

Secretário de Defesa dos Estados Unidos reconhece avanços da Al Qaeda no Iêmen

Agência Lusa 

Tóquio - O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ashton Carter, reconheceu nesta quarta-feira (8) que a rede Al Qaeda tem avançado no Iêmen e prometeu que Washington vai continuar a combater o grupo extremista, apesar do atual caos no país. “Vimos grandes progressos na região”, disse Carter, em Tóquio. Ele visita países da Ásia.

A Al Qaeda na Península Arábica representa “há muito tempo uma ameaça grave para o Ocidente – incluindo os Estados Unidos". Os norte-americanos continuarão combatendo os extremistas, disse Carter, em entrevista coletiva conjunta com o seu colega japonês, Gen Nakatani.

“É claro que é sempre mais fácil desenvolver operações antiterroristas quando há um governo estável, que aceita cooperar”, afirmou, ressaltando que as operações não devem, porém, ser interrompidas. “Devemos fazê-las de outra maneira e vamos fazê-las”. Carter disse esperar que “a ordem seja restaurada no Iêmen” não só para que “seja mais fácil atingir a Al Qaeda na Península Arábica, mas também para acabar com o sofrimento da população”.

No fim de semana, a Al Qaeda na Península Arábica, o braço mais perigoso da rede extremista sunita, tomou o quartel-general do Exército e o Porto de Moukalla, no Sudoeste do Iêmen.

Os Estados Unidos apoiam a coligação liderada pela Arábia Saudita, que lançou ataques aéreos em 26 de março para conter o avanço dos rebeldes huthis e das forças aliadas do ex-presidente Ali Abdallah Saleh, e apoiam o atual presidente Abd Rabbo Mansur Hadi.

A Organização Mundial da Saúde informou, nessa terça-feira, que pelo menos 540 pessoas foram mortas e 1,7 mil feridas no Iêmen desde o dia 19 de março.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro