Secretario de segurança, José Mariano Beltrame, elogia trabalho da Polícia nas UPPs - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 24/04/2024
 
08/05/2015 - 18h26m

Secretario de segurança, José Mariano Beltrame, elogia trabalho da Polícia nas UPPs

Agência Brasil 

Rio de Janeiro - O secretário de Segurança do estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, elogiou nesta sexta - feira(8) delegados, agentes e policiais militares pelos serviços prestados nas comunidades durante o processso de pacificação, especialmente no complexo de favelas do Alemão, na zona norte da cidade.

Os elogios e o reconhecimento do secretário foram feitos na solenidade denominada Melhores do Trimestre, premiação organizada pela Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), que registra o desempenho e colaboração de profissionais de segurança que atuam nas unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

Na cerimônia, Beltrame entregou diplomas a 85 policiais militares e a delegados da Polícia Civil pela contribuição com o trabalho de investigação nas UPPs.

“No primeiro trimestre, após a chegada da CPP no Alemão, percebemos uma queda superior a 50% no volume de incidentes verificados nas demais UPPs. Ou seja, as pessoas perceberam que, reagindo contra a polícia, significa receber outras forças especiais. Ao longo do mês passado, não tivemos nenhum policial morto. Em todas as UPPs, registramos apenas oito policiais feridos. Queríamos que não houvesse nenhum, mas tivemos uma recuperação muito importante desses índices”, explicou Beltrame.

Para o secretário, a população dessas comunidades ainda está se habituando à presença dos agentes. Segundo ele, aos poucos os policiais estão conseguindo resultados reconhecidos pelos moradores. “O trabalho dos policiais não é fácil. Eles lidam com pessoas acostumadas com outra realidade e que não estavam habituadas à presença da polícia de forma ininterrupta. Podemos ter problemas com as UPPs, mas o resultado final é muito bom.”

Sobre as denúncias da população do complexo, a coordenadoria esclareceu que, desde o início de abril, quando o policiamento foi reforçado pelo Comando de Operações Especiais (COE) com equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e do Batalhão de Choque (BPChoque), os policiais da UPP de Nova Brasília, uma das comunidades que integram o Complexo do Alemão, estão recebendo treinamento para aperfeiçoar as ténicas de atuação policial em áreas pacificadas.

Por meio de nota, a Polícia Militar informou que o curso é ministrado por equipes do COE, com acompanhamento de psicólogos e médicos. Outros policiais de UPPs dos complexos do Alemão e da Penha também passarão pelo treinamento. Em abril, a equipe da Ouvidoria Paz com Voz, presente em todas as comunidades do Alemão e da Penha, recebeu 11 denúncias de tráfico de drogas.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro