Seis cidades de São Paulo têm aumento nos casos de dengue - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 19/04/2024
 
05/02/2015 - 13h19m

Seis cidades de São Paulo têm aumento nos casos de dengue

Agência Brasil/Camila Maciel 
Reprodução
Em Gararapes o número de casos em  janeiro foi 182 vezes maior que no mesmo mês de 2014
Em Gararapes o número de casos em janeiro foi 182 vezes maior que no mesmo mês de 2014

São Paulo -  A capital paulista e mais cinco cidades do interior registram crescimento dos casos de dengue no primeiro mês do ano em relação a 2014. Em Guararapes, no noroeste paulista, o número é 182 vezes maior do que o verificado no mesmo período de 2014. Foram 731 casos confirmados neste ano e 1.355 notificações.

Em janeiro do ano passado, foram quatro registros da doença. Pelo levantamento da prefeitura, houve três mortes. No último dia 22, o município, com cerca de 30,5 mil habitantes, decretou estado de emergência em razão da epidemia.

Dois médicos foram contratados para o centro de saúde e, segundo a prefeitura, os casos menos graves são tratados lá mesmo. Pacientes com sangramento ou vômito persistentes são levados para a Santa Casa do município, para onde também foi contratado um médico que reforçará a equipe.

Vinte e três agentes de saúde somaram-se aos 28 que atuavam na cidade. Nas casas onde forem encontrados criadouros do mosquito Aedes aegypti, o morador será notificado e, no caso de reincidência, pode ser multado em R$ 227. O código sanitário de Guararapes permite a aplicação da sanção.

Situação parecida ocorre em Tanabi, também na região oeste. Foram registrados 110 casos no início deste ano. Em janeiro do ano passado, o município teve oito casos de dengue. De acordo com a prefeitura, os números indicam que a cidade, com 25 mil habitantes, passa por uma epidemia.

O estado de emergência foi decretado no final de janeiro. A prefeitura atribui o aumento do número de casos a um maior descuido da população, ao permitir que se formem criadouros do mosquito. Foram intensificadas as campanhas de esclarecimento e a atuação dos agentes de saúde.

Na mesma região, Penápolis teve 529 notificações neste ano, das quais 209 confirmadas. Nos dois primeiros meses de 2014, o município, com quase 60 mil habitantes, teve cinco casos de dengue. Foram feitos mutirões de limpeza em pontos críticos na cidade, nos quais mais de 200 toneladas de lixo foram recolhidas. A prefeitura decretou estado de emergência no dia 29 de janeiro.

Os números de Sorocaba mostram que a cidade já tem quase o dobro de todos os casos de dengue ocorridos no ano passado. São 864, em janeiro, ante os 469 verificados em 2014. Desse total, 792 foram contraídos na própria cidade e 72 são importados, quando os pacientes retornaram doentes de outras localidades.

De acordo com a prefeitura, os dados indicam que o município está em situação de emergência e, segundo os protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde, a coleta de sangue para sorologia será feita apenas por amostras. Na mesma região, Votorantim registra 25 ocorrências neste ano.

Os números da capital foram divulgados nesta quarta-feira pela Secretaria Municipal da Saúde e mostram um cenário preocupante para este ano. Pelo levantamento, feito de 4 a 24 de janeiro, houve 1.304 notificações, dos quais 120 são casos autóctones (doença contraída no município) e já confirmados.

No mesmo período do ano passado, ocorreram 495 notificações e 45 casos confirmados. Na avaliação da prefeitura, se esse ritmo continuar, pode-se chegar a 90 mil casos de dengue neste ano. Em 2014, a cidade teve 28.995 casos, com 14 mortes.

No próximo sábado (7), será promovido o Dia D de Combate à Dengue, quando o Ministério da Saúde divulgará os dados nacionais e regionais da doença neste ano.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro