Sem acordo, obras das hidrelétricas Santo Antônio e Jirau estão paradas - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 29/03/2024
 
24/03/2012 - 03h02m

Sem acordo, obras das hidrelétricas Santo Antônio e Jirau estão paradas

Agência Brasil/Luana Lourenço 
Agência Hoje
Sem acordo, as obras da Hidrelétrica ficam paradas mais uma vez
Sem acordo, as obras da Hidrelétrica ficam paradas mais uma vez

Brasília – Terminou sem acordo a reunião entre sindicatos de trabalhadores e empresas ocorrida dia 23, e as obras das usinas hidrelétricas Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira (RO) continuarão paralisadas pelo menos até a próxima segunda-feira (26), quando haverá uma nova tentativa de negociações.

A reunião foi mediada pela Delegacia Regional do Trabalho de Rondônia e juntou representantes dos trabalhadores, das construtoras Odebrecht e Camargo Correa e dos consórcios Santo Antônio Energia e Energia Sustentável do Brasil, responsáveis pelas obras de Santo Antônio e Jirau, respectivamente.

“Não foi apresentada nenhuma proposta nova pelas empresas. Para que haja uma assembleia é preciso que as empresas sinalizem um avanço nas negociações. Esperamos que no fim de semana as empresas se mobilizem nesse sentido”, disse o presidente da Confederação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores nas Indústrias da Construção e da Madeira (Conticom), Cláudio Gomes da Silva.

Segundo Gomes, apesar da pauta de reivindicações comum, as paralisações em Santo Antônio e Jirau têm razões diferentes. Em Jirau, os trabalhadores decidiram pela greve, mas em Santo Antônio, de acordo com a Conticom, a empresa decidiu impedir o acesso dos operários ao canteiro após uma manifestação.

As duas paralisações foram consideradas ilegais pela Justiça do Trabalho, que determinou o retorno ao serviço nas duas usinas. Em Jirau, as obras estão paradas desde o dia 12 de março. Em Santo Antônio, desde a última terça-feira (20).

De acordo com o presidente da Conticom, a volta ao trabalho será discutida em assembleias nos dois canteiros de obras. “Os trabalhadores poderão decidir pela eventual suspensão da greve até a conclusão do processo de negociação, no caso de Jirau. Em Santo Antônio, não estamos tratando como greve. Vamos esperar que as empresas se manifestem no fim de semana”.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro