Romney e Santorum trocam farpas em debate televisionado - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 27/04/2024
 
25/02/2012 - 17h25m

Romney e Santorum trocam farpas em debate televisionado

Agence France Presse 
AFP/Getty Images / Justin Sullivan
Ron Paul, Rick Santorum e Mitt Romney participam de debate na CNN
Ron Paul, Rick Santorum e Mitt Romney participam de debate na CNN

MESA, EUA (AFP) - O pré-candidato Mitt Romney, em dificuldades na corrida republicana à Casa Branca, enfrentou na noite de quarta-feira seu principal rival, Rick Santorum, em um debate feroz televisionado no Arizona (sudoeste dos Estados Unidos).

Os dois homens lançaram mão de suas primeiras armas logo após o início do debate, transmitido pela CNN, no qual ambos se apresentaram como os mais determinados a reduzir a dívida americana.

"Você distorce a realidade. Não sabe nem o que diz", afirmou Santorum a Romney perdendo a paciência quando ele se referiu ao seu passado como membro do Congresso.

Romney acusou o ex-senador da Pensilvânia de que durante seu mandato no Senado "os gastos aumentaram 80% no orçamento federal".

Já Newt Gingrich, que busca ressuscitar sua campanha, tentou ficar acima da troca de farpas de seus rivais dirigindo seus ataques contra o presidente Barack Obama, a quem acusou de ter um "discurso demagogo".

Criticando as políticas de segurança nacional do atual presidente, o classificou como o presidente mais "perigoso (...) da história americana".

O conservador isolacionista Ron Paul se destacou, por sua vez, ao rotular Santorum de político "falso", acusando-o de ter votado a favor de caros projetos quando estava no Congresso.

Já Romney, Santorum e Gingrich concordaram ao considerar "inaceitável" a ameaça de que o Irã se transforme em um país nuclear. Também foram unânimes na necessidade de que os Estados Unidos adotem medidas para pôr fim ao regime do presidente Bashar al-Assad e a repressão da oposição na Síria.

Apenas Paul discordou destas posições, assegurando que os Estados Unidos devem se abster de tomar ações contra Irã ou Síria.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro