Senado aprova processo de impeachment por 59 votos a 21 e transforma Dilma em ré - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 28/03/2024
 
10/08/2016 - 01h54m

Senado aprova processo de impeachment por 59 votos a 21 e transforma Dilma em ré

Agência Hoje/Daniel Lopes 
Agência Brasil/Fabio Rodrigues Pozzebom
Ministro Ricardo Lewandowski presidiu trabalhos do Senado na aprovação do pedido de impeachment de Dilma
Ministro Ricardo Lewandowski presidiu trabalhos do Senado na aprovação do pedido de impeachment de Dilma

Brasília (Agência Hoje) - O Senado aprovou na madrugada desta quarta-feira, 10, o relatório do senador Antônio Anastasia, do PSDB, julgando procedente o pedido de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. Estavam presentes na sessão 80 senadores, sendo que 59 votaram a favor e 21 contra. Não houve abstenção.

Os trabalhos foram dirigidos pelo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Ricardo Lewandowski. O número de votos contra Dilma foi superior ao registrado na votação anterior, quando do encaminhamento do pedido do impeachment. Na ocasião, 78 senadores estavam presentes, 55 votaram a favor do impeachment e 22 contra.

Com a decisão, o processo de Dilma Rousseff vai agora a julgamento final pelo plenário do Senado, provavelmente ainda este mês. Há um movimento forte para que isso ocorra nos dias 25 e 26 de agosto. "O país não aguenta mais e a própria presidente Dilma também não suporta mais a situação", disse o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB.

O resultado da votação é francamente desfavorável à presidente afastada, ao PT e ao próprio ex-presidente Lula que trabalhou nos bastidores para evitar a aprovação do relatório. No final, Dilma não conquistou nenhum voto. Pelo contrário, perdeu quatro. Na projeção dos seguidores de Temer, os votos favoráveis chegariam a 60.

Senadores ouvidos após o anúncio do resultado, confirmaram que os 59 votos favoráveis ao afastamento definitivo de Dilma Rousseff da Presidência da República indicam que dificilmente ela conseguirá reverter a situação e se manter no poder. O Senado é composto por 81 senadores e bastam 54 votos para aprovar o impeachment, o equivalente a dois terços.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro