Síria aceita proposta russa de entregar armas químicas à comunidade internacional - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 28/03/2024
 
10/09/2013 - 11h11m

Síria aceita proposta russa de entregar armas químicas à comunidade internacional

Agência Brasil* 

Brasília – A Síria aceitou hoje (10) a proposta russa de entregar seu arsenal de armas químicas à comunidade internacional para evitar o ataque dos Estados Unidos, previsto para acontecer ainda nesta semana. A informação foi veiculada pela agência de notícias russa, Interfax após uma entrevista com o chanceler sírio, Walid Muallen.

"Ontem tivemos uma rodada de negociação muito bem-sucedida com o ministro de Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, que apresentou a iniciativa em relação a armas químicas, e manifestamos a nossa concordância", disse Muallen, citado pela agência. De acordo com o ministro sírio, essa decisão acabaria com o argumento dos Estados Unidos de atacar o país.

O presidente norte-americano, Barack Obama, disse ontem (9) que avaliaria a possibilidade de não fazer uso de força contra a Síria caso o governo de Bashar Al Assad aceitasse a proposta russa de entregar seu arsenal de armas químicas ao controle internacional.

Segundo o chanceler russo, Sergei Lavrov, a Rússia e a Síria já estão trabalhando em um "plano concreto, claro e eficaz" para colocar sob controle internacional as armas químicas sírias. Lavrov também informou que a Rússia vai apresentar, "em breve", o plano de controle das armas ao Conselho de Segurança das Nações Unidas.

"Estamos preparando propostas concretas, como um plano a ser apresentado para todas as partes interessadas, incluindo, claro, os Estados Unidos ", disse o chefe da diplomacia russa.

*Com informações da Télam

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro