Snowden é autorizado a fixar residência na Rússia por mais 3 anos - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 23/04/2024
 
07/08/2014 - 15h15m

Snowden é autorizado a fixar residência na Rússia por mais 3 anos

Agência Hoje 
Reprodução
Edward Snowden pode permanecer na Rússia até 1º de agosto de 2017
Edward Snowden pode permanecer na Rússia até 1º de agosto de 2017

Moscou – O governo da Rússia autorizou o ex-analista de informações Edward Snowden, a permanecer por mais três anos abrigado no país, onde já mora há um ano. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (7), pelo advogado de Snowden, Anatoli Kutcherena.

Dessa forma, Snowden pode permanecer no país até o dia 1º de agosto de 2017 e viajar para o estrangeiro, onde poderá passar no máximo um período de três meses.

Segundo o advogado, seu cliente é por enquanto, um residente temporário na Federação Russa e que não recebeu asilo político. Ainda ressaltou que, teoricamente, Edward Snowden é livre para deslocar-se para onde quiser, porém, deve levar em conta as ameaças a sua segurança.

“Ele deve pensar sobre sua segurança, seu estilo de vida é bem modesto”, disse.

Snowden que conta com proteção de uma companhia de segurança privada, recebe um salário e, além disso, conta também com ajuda econômica de ONGs.

Snowden está asilado na Rússia desde agosto de 2013. No início daquele ano, o norte-americano que trabalhou para a Agência Nacional de Segurança (NSA), dos Estados Unidos, revelou a jornalistas a existência de um programa secreto de espionagem em massa para monitorar mensagens eletrônicas e conversas telefônicas de cidadãos e autoridades de diversos países.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro