Sobreviventes de explosões nucleares de Hiroshima esperam desculpas de Obama - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 25/04/2024
 
19/05/2016 - 11h09m

Sobreviventes de explosões nucleares de Hiroshima esperam desculpas de Obama

Sputnik 

Moscou - Os sobreviventes das explosões nucleares da cidade japonesa de Hiroshima declaram que as desculpas por parte do presidente norte-americano, Barack Obama, seriam bem-vindas, divulgou a agência Reuters.

O conselho das organizações dos sobreviventes de explosões nucleares no Japão pretende inclusive exigir desculpas do presidente dos EUA durante sua visita a Hiroshima, prevista para 27 de maio.

Obama, que em 2009 recebeu o prêmio Nobel da Paz parcialmente por razão de tornar a questão de não proliferação das armas nucleares o tema central da sua agenda, será o primeiro presidente americano que visitará Hiroshima, o local do primeiro bombardeio atômico, que tinha sido realizado em 6 de agosto de 1945.

Mas, a Casa Branca mais cedo informara que Obama não tem planos de pedir desculpas pelo bombardeio nuclear.

Durante a Segunda Guerra Mundial, os EUA realizaram bombardeios com bombas atômicas das cidades de Hiroshima e Nagasaki no resultado dos quais morreram de 130 a 250 mil pessoas. O caso é o único de uso das armas nucleares na história, e o papel dos bombardeios na rendição do Japão e a sua justificação ética ainda são pontos debatidos entre acadêmicos e na sociedade.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro