São Paulo, SP, 23/10/2018
 
27/02/2015 - 12h27m

Sotreq anuncia venda de sistema de motor com o estaleiro Easa

Agência Hoje 
Divulgação
O Easa, um dos estaleiros mais atuantes da Região Norte, receberá os equipamentos ainda este ano
O Easa, um dos estaleiros mais atuantes da Região Norte, receberá os equipamentos ainda este ano

São Paulo (Agência Hoje) - A Sotreq anuncia a primeira venda de um sistema completo de motor de propulsão e propulsor azimutal da linha Cat@ Propulsion, recentemente adicionada ao seu portfólio. O Easa – Estaleiros Amazônia S.A., um dos estaleiros mais atuantes da Região Norte, receberá os equipamentos ainda este ano.

A previsão é de que a embarcação inicie operações – de transporte de minério – em 2016, na Hidrovia do Paraguai. Foram adquiridos dois motores de propulsão MaK modelo 6M20C, de 1.200 bkW @ 1.000 rpm, e dois sistemas azimutais Cat@ Propulsion MTA 419 CP.

“Os motores MaK utilizam óleo pesado como combustível, o que é muito comum nas hidrovias brasileiras, devido ao menor custo, se comparado ao diesel. Uma característica importante dos motores MaK é o maior curso do pistão, que possibilita melhor queima do combustível, gerando assim menor consumo”, comenta Daniel Andrade, consultor de vendas de Motores de Mercado Fluvial da Sotreq.

O Easa oferece como diferencial a engenharia personalizada das suas embarcações, com projetos adequados aos requisitos operacionais de cada hidrovia. “Nesse projeto, os desafios foram adequar o baixo calado do Rio Paraguai nos períodos de estiagem, o longo trecho operacional, com quase 30 dias de viagem, e a alta manobrabilidade necessária para transpor as acentuadas curvas da hidrovia”, explica Thiago Lemgruber, diretor-superintendente do Easa.

“Por isso, a parceria com a Sotreq no fornecimento de um sistema de propulsão econômico e altamente manobrável, e a parceria com a Interocean Engenharia, no desenvolvimento do projeto de engenharia naval, foram combinadas para a construção de uma embarcação de desempenho superior às existentes na hidrovia, para permitir a redução de custos operacionais para o armador”, comenta Lemgruber.

Mercado fluvial 

Com ampla experiência no mercado marítimo, a Sotreq tem investido nos últimos anos para ampliar sua atuação no segmento fluvial. “Em 2010, segmentamos nossa estrutura, para oferecer melhor cobertura aos clientes desse mercado. É um segmento que, a partir deste ano, deve ser muito significativo para nós”, afirma Rodrigo Feria, gerente de vendas de Mercado Marítimo da Sotreq.

Para garantir a eficiência operacional e a contínua disponibilidade das embarcações, a Sotreq tem em seu portfólio serviços e soluções, tais como assistência especializada, amplo estoque de peças originais, ferramentas para gerenciamento e manutenção preventiva, sistema de rastreamento de embarcações e monitoramento remoto de motores e grupos geradores marítimos.

Sobre a Sotreq

Revendedor exclusivo de máquinas, equipamentos e serviços da Caterpillar, a Sotreq atende as Regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil. A companhia também comercializa produtos e serviços MaK em todo o território brasileiro e em alguns países da América do Sul. A empresa atua em segmentos como construção pesada e leve, mineração, energia, petróleo e marítimo. Pertencem ao mesmo grupo empresarial da Sotreq as empresas Somov (movimentação de materiais), Soimpex (comércio exterior), Sitech (tecnologia e monitoramento) e MDPower (distribuidor master da Perkins).

Hoje São Paulo

© 2012 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro