SPCine visa desenvolver e financiar projetos para setores de cinema, TV, games e web - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 16/04/2024
 
30/01/2015 - 12h32m

SPCine visa desenvolver e financiar projetos para setores de cinema, TV, games e web

Agência Hoje 

São Paulo (Agência Hoje) – Foi inaugurado oficialmente na quarta-feira (28), na Praça das Artes, a Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo (SPCine). O orgão atuará como um escritório de desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas para os setores de cinema, TV, games e web.

O objetivo da iniciativa é reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo do audiovisual paulista, além de seu impacto em âmbito cultural e social. A empresa terá como eixos de atuação a inovação, criatividade e acesso; desenvolvimento econômico; integração e internacionalização.

“Estamos lançando hoje o conjunto importante de primeiras ações que colocam a SPCine em operação, mas não se trata apenas disso. Queremos hoje iniciar um novo ciclo no cinema e no audiovisual da cidade de São Paulo”, disse o presidente da SPCine, Alfredo Manevy.

Entre as ações que já são desenvolvidas pela empresa, está a promoção do Laboratório de Experimentação e Inovação Audiovisual (LEIA), polo de desenvolvimento tecnológico realizado em convênio com o Ministério das Comunicações.

“Para nós, da Agência Nacional de Cinema, poder contar com a SPCine é fundamental e decisivo. Não é possível que a construção de política pública para o audiovisual esteja concentrada exclusivamente nas mãos do Governo Federal. É preciso que nos estados, nas prefeituras das capitais, existam também articulações de políticas públicas para o audiovisual, fazendo com que ele chegue perto da população. Que tenha o papel de fazer com que os talentos e a criatividade instalada em cada uma destas cidades possam ser realizados plenamente”, disse o diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel.

Eixos de atuação da SPCine

Inovação, Criatividade e Acesso

Pensando no cidadão como um criador audiovisual em potencial, a Spcine irá elaborar e apoiar ações de desenvolvimento criativo e inovação aplicada às novas tecnologias, formatos, linguagens e ao empreendedorismo. Também estão no foco da empresa a formação, capacitação e requalificação profissional como suporte ao desenvolvimento de boas ideias.

Desenvolvimento Econômico

Para ajudar o desenvolvimento do mercado de audiovisual rumo a um cenário de sustentabilidade econômica, a SPcine irá promover estudos setoriais e investimentos estratégicos. Além disso, a geração de negócios e o desenvolvimento de todo o ecossistema audiovisual serão impulsionados, garantindo a representatividade do setor na economia paulista e brasileira.

Integração e Internacionalização

A cidade de São Paulo tem potencial para se tornar um dos principais polos de audiovisual do mundo. A diretriz de Integração e Internacionalização visa conduzir o estado neste caminho. Com atuação integrada entre as esferas municipal, estadual e federal, a Spcine deve estimular as coproduções, a atração de produções estrangeiras, a exportação do conteúdo audiovisual paulista e o intercâmbio cultural e de talentos.

“Nós esperamos que São Paulo se torne uma referência no cinema no Brasil e na América Latina, para que ela continue sendo um grande polo cultural no hemisfério sul”, disse o vereador e secretário municipal de Cultura nomeado Nabil Bonduki.

Ações desenvolvidas pela SPCine

SP Film Comission

Este escritório viabiliza as filmagens na cidade de São Paulo, fazendo uso das novas tecnologias. A film comission também tem o objetivo de reduzir a burocracia e auxiliar produções nacionais e internacionais a usufruir da diversidade de paisagens paulistas.

Circuito SP de Salas de Cinema

Este Circuito irá levar a experiência do cinema a todas as regiões da capital paulista. Este projeto também amplia a oferta de espaços de exibição por meio de investimento em modernização da rede de salas já instalada, que inclui centros culturais, teatros, CEUs e bibliotecas. Ele conta ainda com uma programação regular de exibições, as salas do Circuito SP, que também poderão abrigar mostras, festivais, ações de formação, entre outros eventos audiovisuais.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro