Stephen Harper diz que tiroteio no Parlamento foi um ataque terrorista - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 28/03/2024
 
23/10/2014 - 11h48m

Stephen Harper diz que tiroteio no Parlamento foi um ataque terrorista

Agência Lusa 
Reprodução
Ataque, Canadá, Parlamento, Primeiro-Ministro, Terrorismo, Tiroteio
Ataque, Canadá, Parlamento, Primeiro-Ministro, Terrorismo, Tiroteio

Ottawa, Canadá - O primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper, disse que o atirador que "aterrorizou" o Parlamento Federal "foi um terrorista" que assassinou, "a sangue frio", um soldado das Forças Armadas do país.

"O tiroteio, que ocorreu durante a manhã de última quarta-feira (22), no bloco central do Parlamento, foi um ataque a todos os canadenses", acrescentou o chefe de governo em declaração à nação. Ele destacou que os canadenses "não vão ficar intimidados".

Harper disse também que o "trágico incidente vai fortalecer a determinação do Canadá em localizar supostos terroristas no país e ajudar os aliados internacionais a derrotar os terroristas no Iraque". Em outubro, o Canadá anunciou o envio para o Iraque de seis aviões caças-bombardeiros CF-18 Hornet, um avião-tanque para reabastecimento em voo e dois aviões Aurora de vigilância.

Na manhã dessa quarta-feira, um homem armado atirou em um soldado que fazia a guarda do Memorial Nacional de Guerra, em Ottawa, capital do país. O soldado Nathan Cirillo, de 24 anos, morreu. O atirador se refugiou no Parlamento, onde foi morto durante tiroteio.

A imprensa canadense relata a existência de dois ou três atiradores, tendo sido disparados cerca de 50 tiros.

O atentado ocorreu dois dias após um homem suspeito de ter ligações com um grupo radical islâmico atropelar dois soldados canadenses em Quebec, matando um deles.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro