Starbucks chega a Salvador com loja atraente e bons cafés - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 28/04/2024
 
11/03/2023 - 05h14m

Starbucks chega a Salvador com loja atraente e bons cafés

Agência Hoje/Daniel Lopes 
Agência Hoje/Daniel Lopes
Loja da Starbucks inaugurada em Salvador tem movimento acima da média
Loja da Starbucks inaugurada em Salvador tem movimento acima da média
  • Longas filas na abertura da loja da Starbucks no Shopping da Bahia
  • A placa anuncia a primeira loja da Starbucks no Nordeste

Salvador, Bahia - A primeira loja da Starbucks no Nordeste foi inaugurada na segunda-feira, dia 6 de março, no Shopping da Bahia, o antigo Iguatemi de Salvador. A novidade formou uma fila com mais de 100 pessoas esperando atendimento, mas ninguém desanimou.

A loja é ampla, tem cerca de 300m2, decoração moderna, mesas agradáveis e poltronas muito confortáveis. Bem iluminada e com bastante espaço, pode receber dezenas de clientes simultaneamente.

O único pecado está no atendimento, são apenas dois caixas para receber e processar todos os pedidos e as filas longas se formam desde cedo e nunca diminuem.

Em Salvador, pelo menos nos três primeiros dias, desde a abertura da loja no shopping, às 9h, as filas se formaram rapidamente e não diminuiram. O público é variado, de adolescentes a idosos. Funcionários acreditam que a partir de abril, quando passar a fase da novidade, o movimento diminuirá e as filas também. 

A segunda loja na cidade deve ser inaugurada entre maio e junho, no Shopping Barra, próximo à praia e a um dos bairros mais icônicos de Salvador. Com outro tipo de público, a expectativa é de que a procura também seja grande. Os produtos oferecidos e os preços serão os mesmos em todas as lojas brasileiras.

O que é Starbucks?

A Starbucks é uma multinacional, bilionária, presente em 80 países, com mais de 30 mil lojas. Como empresa, é relativamente jovem, nasceu em 1971, no Pike Place Market, de Seattle, cidade do Condado de King, distante 98 quilômetros de Washington, nos Estados Unidos.

Na placa da fachada da loja, na época, não faltava entusiasmo: "oferecemos os melhores cafés em grãos inteiros recém-torrados do mundo!". Como objetivo, além das bebidas de alta qualidade, a empresa marca posição. "Nossa missão é inspirar e nutrir o espírito humano – uma pessoa, uma xícara de café e uma comunidade de cada vez".

O nome Starbucks foi inspirado no personagem Starbuck, do livro Moby Dick (A Baleia), do escritor norte-americano Herman Melville e que fez e ainda faz muito sucesso no mundo inteiro.  

E a moça que aparece nos copos da Starbucks? Trata-se de uma fada medieval, Melusina. Ao contrário das criaturas mitológicas, esta tem tamanho humano e pode voar. Como não tem asas, voa por mágica. A sereia de duas caudas foi o logo utilizado para chamar a atenção, mas sofreu mudanças ao longo do tempo.

Para fundar a Starbucks três pessoas se uniram em sociedade, Dois professores, Zev Siegel e Jerry Baldwin, e um escritor, Gordon Bowker, todos eles apaixonados por café. No primeiro ano, apenas compravam e vendiam grãos de café, a bebida só veio depois da entrada de Howard Schultz como sócio em 1982.

Houve resistência dos fundadores, eles insistiam em vender grãos e não acreditavam na venda da bebida. Schultz, então, fundou outra empresa, Il Giormale, incorporou máquinas de café italianas e obteve sucesso. Até que em 1987 conseguiu comprar a cadeia de lojas Starbucks e trocou as marcas, tirou do mercado a Il Giormale e transformou todas em Starbucks. 

Já com o nome Starbucks e Howard Schultz como presidente, abriu a primeira loja fora de Seattle. Foi em Vancouver, no oeste do Canadá. Logo em seguida veio a terceira, em Chicago. Cinco anos depois, em 1992, já tinha 165 pontos de venda. 

"Ele teve a visão de levar a tradição das coffehouses italianas para os Estados Unidos. Um lugar para conversar, com um senso de comunidade. Um lugar intermediário entre trabalho e casa", diz um resumo da história da maior e melhor vendedora de cafés do mundo. Até o final de 2022 eram 393 mil funcionários. 

Chegada ao Brasil

A loja da Starbucks em Lima, no Peru, foi a primeira da América do Sul, em 2003. A segunda foi instalada no Shopping Morumbi, em São Paulo, Brasil, no ano de 2006. Bem antes disso, em 1996, foi aberta a unidade de Toquio, no Japão, a primeira fora dos Estados Unidos.

Em 1998, a empresa entrou no Reino Unido, arravés da compra da rede Seattle Coffee Company, que na época tinha 60 lojas abertas e foram todas renomeadas para Starbucks. 

No Brasil, a rede cresceu e rapidamente chegou a 40 lojas, sempre no eixo Rio-São Paulo. Ficou algum tempo parada, em parte por causa de um acidente de trânsito ocorrido na zona sul do Rio em 2008, que tirou a vida da empresária Maria Luisa Rodenbeck, diretora executiva e responsável pela entrada da rede no país.

Somente dois anos depois, a Starbucks acordou e a matriz norte-americana comprou a firma Cafés Sereia do Brasil Participações que pertencia à família Rodenbeck. Até que em 2018 deu-se o impulso maior, quando a SouthRock, um fundo de private equity, assumiu a operação brasileira por 20 anos, até 2038. 

Hoje, o Brasil é líder em unidades na America do Sul e conta com 143 lojas. Para 2023, estão previstas aberturas de outras, principalmene no Nordeste, Salvador, Recife, Fortaleza.

A exemplo do que acontece em outros países, os funcionários brasileiros, que na Starbucks são chamados de partners, se formam inicialmente como baristas e depois passam por certificações de diferentes níveis, começando como Coffee Explorer, Coffee Specialist e se formam Coffee Masters.

De acordo com a empresa, no Brasil mais de 12 mil baristas foram certificados pela Starbucks nos últimos 15 anos e atuam nas diretamente no atendimento aos clientes ou na área administrativa.

Loja de Salvador

A prova de fogo da loja de Salvador aconteceu logo após a inauguração. O jornal local "Correio da Bahia", publicou matéria onde alguns leitores opinaram sobre os cafés vendidos e boa parte reprovou, considerando que a bebida estava "aguada". 

Prontamente, a Starbucks divulgou nota esclarecendo que os clientes podem escolher diferentes tipos de café. "Na Bahia e nas demais regiões brasileiras onde a Starbucks está presente, oferecemos aos nossos clientes cafés arábicas de alta qualidade do Brasil e do mundo, além de drinks artesanais preparados pelos nossos baristas, de acordo com o gosto de cada cliente".

E acrescenta: "As opções do cardápio vão desde o Starbucks®? Brasil Blend – um café exclusivo feito com grãos 100% brasileiros das regiões de Minas Gerais, São Paulo e Bahia – até produtos especialmente pensados para o consumidor brasileiro. Nossos baristas experientes e apaixonados por café são treinados e preparados para orientar sobre o nosso cardápio e personalizar as bebidas de acordo com as preferências e necessidades de cada cliente".

Os cafés oferecidos em Salvador são iguais aos de outras cidades e capitais. Nem sempre os partners explicam que o cliente pode optar por diferentes tipos, mais fraco ou mais forte.  O julgamento é livre e varia muito de região para região. No entanto, a grande diferença entre a Starbucks e as outras cafeterias, é o ambiente, o clima criado para receber as pessoas e deixá-las à vontade.

Não existe correria, nem sinais para desocupar mesas ou acrescentar novos pedidos para aumentar o valor da conta. O clima é cordial, os atendentes simpáticos e profissionais, a limpeza constante e além do café, de fato o grande carro chefe, tem dezenas de outros produtos, quentes ou gelados, salgados ou doces, que podem agradar alguns e desagradar outros. 

É raro acontecer, mas se há algum erro na preparação da bebida, qualquer delas, a substituição é imediata, sem hesitação. Provavelmente, por causa dessa postura as lojas da Starbucks continuam aumentando o número de clientes e abrindo mais unidades.

SERVIÇO

Starbucks Shopping da Bahia, Salvador, 3º Piso

Av. Tancredo Neves, 148, Caminho das Árvores - Salvador - Bahia. Telefone (71) 3838-8590

Atendimento de até 75 clientes simultaneamente

Mesas com tomadas para notebook e celular

Cardápio digital: https://www.starbucks.com.br/menu-list

Wi-Fi disponível, sem custo adicional

Programa de Fidelidade

Lojinha Starbucks (cafés, canecas, copos)

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro