Taxa básica de juros cai para 8,5%, a mais baixa na história - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 26/04/2024
 
30/05/2012 - 23h19m

Taxa básica de juros cai para 8,5%, a mais baixa na história

Folhapress 
Enildo Amaral
Reunião do Copom decidiu pela redução da taxa básica de juros para 8,5%
Reunião do Copom decidiu pela redução da taxa básica de juros para 8,5%

SÃO PAULO, SP (Folhapress) - O Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) anunciou hoje a redução de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros, a Selic. Com a decisão, a taxa caiu de 9% para 8,5% ao ano -a menor em toda a história.

Além de atingir o piso histórico da taxa, a divulgação de hoje é a primeira em que foi detalhado como votou cada um dos sete membros do comitê, decisão baseada na Lei de Acesso à Informação, que entrou em vigor no último dia 16. A decisão, segundo o Copom, foi por unanimidade.

A decisão de baixar os juros em 0,5 p.p. era esperada pelo mercado. Desde o início do ano, o ambiente econômico, com fraco crescimento da economia, indicavam que o Copom manteria sua estratégia de redução de juros.

Na sexta-feira, o IBGE irá divulgar o resultado do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) no primeiro trimestre. As estimativas são de que o número não deve ficar acima de 0,5% em relação ao trimestre anterior. Em 2011, o crescimento do PIB foi de 2,7%.

Apesar da estimativa de uma ligeira recuperação do crescimento em abril e maio, a equipe econômica já trabalha com um número ruim no segundo trimestre, levemente superior ao do primeiro, o que deve levar a um crescimento de cerca de 3% no ano.

Com a redução dos juros para 8,5%, passa a valer a mudança do rendimento da poupança, anunciada no começo de maio.

A nova regra determina que com a taxa abaixo de 8,5%, um gatilho será acionado e as novas cadernetas de poupança e novos depósitos terão seus rendimentos calculados com base em 70% da Selic, acrescidos da TR (Taxa Referencial). Enquanto a taxa do BC estiver acima de 8,5%, nada muda, inclusive para as novas poupanças, que continuam a ter uma correção de 6,17% ao ano mais TR como prevê o modelo atual.

A regra vale apenas para depósitos feitos a partir de 4 de maio.

VOTOS DA SELIC

Com a nova Lei de Acesso à Informação, o BC é obrigado a divulgar, a partir desta reunião, os votos de cada diretor para a trajetória da taxa básica de juros da economia, a Selic. As informações serão publicadas tanto no comunicado emitido hoje, quanto na ata, que será divulgada na próxima semana. Até está decisão os votos eram secretos.

A autoridade monetária também disponibilizará todas as informações que subsidiaram o Copom para a decisão, mas somente após quatro anos.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro