Tecnologia 3D facilita localização de crianças e adlescentes que sumiram - Hoje São Paulo
São Paulo, SP, 16/04/2024
 
22/05/2014 - 05h33m

Tecnologia 3D facilita localização de crianças e adlescentes que sumiram

Agência Hoje 
Agência Hoje/Arquivo
 Método inédito cria imagem em 3D para ajudar na localização de crianças desaparecidas
Método inédito cria imagem em 3D para ajudar na localização de crianças desaparecidas

São Paulo (Agência Hoje) - O uso da tecnologia em 3D vai ajudar a Polícia a localizar crianças e adolescentes desaparecidos. O método é inédito e permite que a partir de uma fotografia com boa nitidez se identifique a fisionomia da pessoa procurada ao longo dos anos. A técnica foi desenvolvida no Reino Unido e chegou a São Paulo há cerca de dois anos.

O Programa "São Paulo em Busca das Crianças e Adolescentes Desaparecidos", responsável pela introdução da técnica, será intensificado a partir de encontro onde profissionais discutirão os métodos mais adequados para localizar pessoas. O evento será realizado na sexta-feira, 23, a partir das 9h, na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em São Paulo e pode ser acompanhado por interessados de todos os Estados.

O II Encontro Anual do Dia Estadual das Crianças e Adolescentes Desaparecidos fará um balanço do programa, apresentando detalhes sobre o desaparecimento de jovens e as medidas tomadas pelo Governo para combater o problema.  O trabalho é  realizado em conjunto pelas secretarias da Segurança Pública, Justiça e Defesa da Cidadania, Desenvolvimento Social, Educação, Saúde e dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O programa realiza ações de prevenção, sensibilização, esclarecimento e busca. No evento do dia 23 também serão apresentadas as ações desenvolvidas após dois anos do seu lançamento. O evento contará com a apresentação do Relatório Anual da Comissão Multidisciplinar de Acompanhamento Permanente e palestras sobre temas sobre desaparecimento

Veja a programação completa:

9h - Mesa de Abertura

9h20 - Apresentação do Relatório Anual da Comissão

Palestrante: Marco Antonio Castello Branco de Oliveira - Presidente da Comissão Multidisciplinar de Acompanhamento Permanente do Programa "São Paulo em Busca das Crianças e Adolescentes Desaparecidos"

9h40 - Sistema de Identificação Facial utilizado na Polícia da Inglaterra: importância dos bancos de imagens

Palestrante: Stuart Gibson Lecturer in Forensic Science - School of Physical Sciences, University of Kent - Inglaterra

10h20 - Projeto Foto do Aluno da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Palestrante: Felippe Marques Angeli - Assessor da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

10h50 - Importância do arquivo de fotos de crianças e adolescentes em casos de desaparecimentos e do processo de envelhecimento da imagem facial

Palestrante: Sidney Barbosa - Perito de Arte Forense da Polícia Civil de São Paulo

11h30 - Encerramento

SERVIÇO

II Encontro Anual do Dia Estadual das Crianças e Adolescentes Desaparecidos

Local: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564, portão 10 (ao lado da estação de Metrô Barra Funda - São Paulo, SP)

Data: Sexta-feira, 23

Horário: das 9h às 11h30

TECNOLOGIA AJUDA POLÍCIA NA LOCALIZAÇÃO DE VÍTIMAS DE SEQUESTRO 

São Paulo (Agência Hoje) - Uma técnica revolucionária que permite fazer a progressão de idade de uma pessoa em 3D, projetando o envelhecimento de criança desaparecida em três dimensões, está sendo utilizada em São Paulo para ajudar a Polícia a localizar vítimas de rapto ou sequestro. O trabalho é inédito, importado do Reino Unido.

Durante o anúncio da campanha "São Paulo em Busca das Crianças e dos Adolescentes Desaparecidos", o Governo do Estado lançou o Programa de Progressão de Idade em 3D, tecnologia inédita que permite a projeção de envelhecimento a partir de fotos da criança desaparecida.

O software desenha os rostos em alta definição das crianças e adolescentes desaparecidos, a partir do Banco de Imagem do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), e permite saber como eles estão hoje.

Para que a progressão de envelhecimento seja possível, a fotografia da criança desaparecida precisa estar em boas condições. O artista forense da Polícia Civil Sidney Barbosa explica que “a metodologia consiste em reunir fotografias dos pais da criança e dos irmãos para que se faça a progressão e o envelhecimento em 3D”.

De acordo com Barbosa, a nova metodologia será um agente facilitador na busca por crianças desparecidas: “Se a criança for avistada em uma estação de trem e a câmera capturar essa imagem, a polícia terá condições de colocar a foto no mesmo ângulo de visão. Portanto, a projeção 3D vai servir para uma comparação futura”.

A progressão de idade em 3D está em fase de implantação e inicialmente deve ser aplicada às fotos mais antigas cadastradas no site do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa Desaparecida (DHPP). Os responsáveis legais por crianças desaparecidas interessadas no programa de progressão podem procurar a polícia desde que já tenham registrado uma ocorrência sobre o desaparecimento.

Hoje São Paulo

© 2024 - Hoje São Paulo - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare e Rogério Carneiro